Praça da Sé celebra 30 anos com exposição permanente no museu no prédio de art déco, exibindo acervo histórico de bronze escovado e aço, com curadoria de Agnaldo Farias.
A CAIXA Cultural São Paulo completa 35 anos em 2023 e continua a ser um marco da cultura no coração da cidade, proporcionando ao público uma experiência única que combina arte e cultura em um contexto histórico de grande valor. Localizada na Praça da Sé, a instituição é um símbolo da beleza arquitetônica da cidade, com seu estilo art déco e elementos de decoração como latão, bronze e aço escovado.
Através de suas exposições e eventos, a CAIXA Cultural São Paulo está comprometida em preservar a rica cultura brasileira e internacional, oferecendo aos seus visitantes uma jornada de descobertas e conexões. Desde sua inauguração, a instituição tem sido um mecenato da arte e da cultura, proporcionando aos paulistanos um local onde se encontram o passado e o presente. Com sua estrutura histórica como cenário, a CAIXA Cultural São Paulo continua a ser um ponto de encontro de artistas, curadores e entusiastas de arte e cultura, cada vez mais relevante em um cenário cultural em constante evolução.
Arquitetura Imponente e Acabamento Artesanal
O Museu da CAIXA, localizado na CAIXA Cultural São Paulo, é um prédio histórico que se destaca pela sua fachada imponente e pelo acabamento artesanal das instalações. Inaugurado em 29 de agosto de 1989, o museu marca o cinquentenário do edifício e é um embrião do que hoje é a CAIXA Cultural São Paulo.
Contando a História da Economia Popular
Uma das formas mais interessantes de compreender a história de um povo é esmiuçar as suas relações econômicas, e é o que promete o acervo permanente do Museu da CAIXA. Localizado no centro da capital, a uma distância de cerca de dois minutos de caminhada da Estação da Sé, o acervo do museu remete aos primeiros tempos da poupança, do penhor, das loterias, da habitação e outros produtos que moldaram a economia popular brasileira.
Experiência Imersiva e Gratuito
A experiência no Museu da CAIXA Cultural é interessante para todos os públicos e idades, uma vez que a exposição, de alguma forma, homenageia várias gerações de brasileiros e a maneira como organizaram suas vidas financeiras no País. Vale dizer que a visitação ao Museu da CAIXA Cultural é gratuita, e o espaço se mantém aberto entre terça e domingo, sem necessidade de agendamento.
Art e Artefatos
O espaço ainda receberá a exposição inédita Nelson Leirner, que propõe um passeio pelo ‘parque de diversões’ que era a mente de Nelson Leirner, talvez um dos mais versáteis artistas contemporâneos. A mostra fica em cartaz de 23 de novembro a 23 de fevereiro de 2025, com mais de 70 trabalhos do artista, entre objetos, pinturas, colagens e outros, com curadoria de Agnaldo Farias. Famoso por utilizar meios e mídias pouco tradicionais, Leirner estudou engenharia têxtil e pintura na década de 1950.
Acervo Histórico e Artesanal
O resultado dessa base é a construção de uma história versátil e bem-humorada que estará em evidência nos trabalhos produzidos nos últimos 20 anos da vida de Leirner reunidos nesta exposição, que foi pensada de maneira inédita para a CAIXA Cultural. O museu conta com um acervo histórico e artesanal que remete aos primeiros tempos da CAIXA, com objetos como bronze, aço e escovado, que são parte integrante da cultura popular.
Praça da Sé e Economia Popular
Localizado na Praça da Sé, 111, no Centro Histórico de São Paulo, o Museu da CAIXA Cultural é um local importante para a compreensão da economia popular brasileira. A exposição é uma homenagem às várias gerações de brasileiros que organizaram suas vidas financeiras no País, e é uma experiência imersiva e gratuita para todos os públicos e idades.
Curadoria e Exposição
A curadoria de Agnaldo Farias é responsável pela exposição inédita Nelson Leirner, que propõe um passeio pelo ‘parque de diversões’ que era a mente de Nelson Leirner. A exposição fica em cartaz de 23 de novembro a 23 de fevereiro de 2025, com mais de 70 trabalhos do artista, entre objetos, pinturas, colagens e outros.
Informações Práticas
O Museu da CAIXA Cultural é aberto entre terça e domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca, e o espaço é acessível para pessoas com deficiência. Para saber mais sobre a CAIXA Cultural e conferir a programação, acesse www.caixa.gov.br/cultura.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo