Presidente da Microsoft no Brasil discute cultura inovadora nos negócios no Cubo Conecta 2024, destacando mentalidade inovadora, tecnologia generativa e modelos de linguagem na área de TI.
A tecnologia é um dos principais impulsionadores do crescimento econômico e social, mas é fundamental adotá-la de forma estratégica. Não podemos simplesmente seguir a tendência, como enfatizou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, durante um painel no Cubo Conecta 2024. É preciso entender como a tecnologia pode ser aplicada de forma eficaz para impulsionar a inovação e melhorar a vida das pessoas.
A conversa, que aconteceu nesta semana com o CTO do Itaú, Fabio Napoli, destacou a importância da transformação digital e da adoção de uma mentalidade inovadora nos negócios. A digitalização de processos e a adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain, podem ser fundamentais para impulsionar a inovação e melhorar a competitividade das empresas. A tecnologia é um meio, não um fim, e é preciso entender como ela pode ser usada para criar valor e melhorar a vida das pessoas.
A Tecnologia como Motor de Inovação
A executiva da gigante de tecnologia, Cosentino, revelou que o convite para o cargo mais alto da empresa veio pelo LinkedIn, em 2019. Desde então, ela tem acompanhado um momento de transformação na empresa com a chegada da IA generativa. Durante um painel, Cosentino compartilhou suas opiniões sobre a cultura de inovação e a adoção de tecnologia pelas empresas.
A executiva enfatizou que o sucesso pode nos cegar e que nosso maior inimigo pode ser nossa própria mentalidade, quando nos apaixonamos mais pelo produto que vendemos do que pelo cliente e os problemas que ele precisa resolver. Ela citou o exemplo de Satya Nadella, que assumiu o cargo de CEO da Microsoft em 2014 e mudou a mentalidade da empresa para se tornar relevante hoje e nos próximos 50 anos.
A Tecnologia como Parceiro de Negócio
Cosentino afirmou que, apesar da digitalização vivida nos últimos anos, alguns setores ainda não fizeram a transição para colocar a tecnologia na base do negócio. Ela enfatizou que as empresas que seguirem enxergando a inovação como custo e não como parceira de negócio vão ficar para trás. ‘Deixar a área de TI do lado de fora da estratégia, deixar a inovação apenas para o time de inovação, são atitudes que significam que sua empresa vai ter problemas. A tecnologia precisa permear o negócio’, declarou.
Ela ainda destacou a IA generativa como exemplo de tecnologia que pode ser usada por empresas de qualquer tamanho, graças à democratização do acesso à nuvem. Cosentino também enfatizou a importância de entender como aplicar a tecnologia no negócio, os melhores casos de uso e a relevância para o ser humano.
A Importância da Experimentação e da Adoção de Tecnologia
A executiva ressaltou que, apesar da importância da experimentação, é preciso entender como aplicar a tecnologia no negócio. Ela trouxe o exemplo do metaverso, que entrou no hype há alguns anos, mas não foi para a frente. ‘A abertura para a experimentação deve existir, mas a tecnologia está ali para servir ao negócio, com o humano no centro’, reforçou.
Cosentino acredita que não basta querer usar tecnologia, é essencial estar maduro o suficiente para entendê-la e adotá-la. Para isso, a dica é estar atento ao que é lançado para saber o que pode potencializar o seu negócio. Saiba qual problema você precisa resolver e qual é o retorno que esse investimento em tecnologia trará. Em alguns casos, será financeiro, mas em outros pode ser a melhora no atendimento ao cliente ou até a redução de custos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo