Estudo do Nubank mostra que a digitalização dos serviços financeiros avança rapidamente, especialmente entre os jovens, por meio de aplicativos e caixas eletrônicos, promovendo educação financeira e transformando instituições financeiras.
A digitalização dos serviços financeiros está em constante evolução, especialmente entre os jovens, de acordo com um estudo realizado pelo banco digital Nubank em parceria com o Instituto Ipsos. Essa tendência reflete a crescente demanda por soluções financeiras mais acessíveis e eficientes.
A tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo de digitalização, permitindo que os bancos ofereçam serviços mais inovadores e personalizados. Além disso, a inovação e a modernização dos sistemas financeiros são essenciais para atender às necessidades dos clientes e manter a competitividade no mercado. Com a digitalização, os bancos podem oferecer serviços mais rápidos e seguros, o que é fundamental para o sucesso no mundo financeiro atual.
A Digitalização Avança no Brasil
A pesquisa revelou que 26% dos brasileiros da geração Z, com idade entre 18 e 25 anos, nunca realizaram um depósito no caixa eletrônico, enquanto 16% nunca usaram o caixa do banco e 14% nunca realizaram um saque no caixa eletrônico. Esses dados indicam que a digitalização está cada vez mais presente na vida dos jovens brasileiros.
A tecnologia e a inovação estão impulsionando a modernização dos serviços financeiros no Brasil. A maioria (66%) dos brasileiros monitora o seu saldo e realiza pagamentos pelo aplicativo da conta digital, enquanto 33% faz isso pela internet. Em último lugar, as pessoas monitoram a conta bancária pelo telefone (8%), visitam a agência (10%) e usam o caixa eletrônico (7%).
A digitalização também está mudando a forma como as pessoas interagem com as instituições financeiras. 38% dos entrevistados não foi a uma agência bancária nos últimos seis meses, e a maioria (74%) das pessoas se sente segura com transações financeiras pela internet ou pelo celular. Além disso, 34% dos entrevistados usam o aplicativo do banco para controlar o orçamento mensal.
Busca de Informações sobre Educação Financeira
A busca de informações sobre educação financeira é um tema importante no Brasil. A maior fatia de pessoas (39%) procura informações sobre educação financeira no site ou aplicativo do banco, enquanto 30% busca informações nas redes sociais. Em seguida, os brasileiros buscam informações em sites especializados de educação financeira (29%), em sites de notícias e blogs (25%) e com amigos e parentes (21%).
A presidente do Nubank no Brasil, Livia Chanes, afirma que as redes sociais têm um papel importante e delicado ao mesmo tempo. ‘As informações que circulam ali não necessariamente têm filtros de qualidade. Mas, de qualquer forma, elas ajudam a democratizar as informações’, diz. Além disso, as pessoas estão se habituando a serem protagonistas do próprio aprendizado em vez de dependerem de um sistema que de um especialista guiando as suas decisões.
A pesquisa também revelou que o número de brasileiros que afirmam ter aprendido sobre educação financeira vem subindo de geração em geração. São 46% entre os baby boomers (acima de 61 anos), 70% entre a geração X (de 41 a 60 anos) e 81% entre os a geração Y (os millenials, de 26 a 40 anos).
Investimentos e Digitalização
Outro dado chama a atenção: metade (50%) dos brasileiros começaram a investir nos últimos dois anos, e essa fatia é maior no país do que no México (44%) e na Colômbia (42%), onde o banco está presente também. A digitalização está impulsionando a modernização dos serviços financeiros e permitindo que as pessoas tenham mais controle sobre suas finanças.
A pesquisa foi realizada no Brasil, na Colômbia e no México, e entrevistou on-line 600 pessoas das classes A, B e C em cada país. Os resultados indicam que a digitalização está mudando a forma como as pessoas interagem com as instituições financeiras e como elas gerenciam suas finanças.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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