Evento na UFRPE discutiu a importância da formação integral dos estudantes na formação acadêmica nacionalmente. Edital de 2024 selecionou 45 grupos do PET para bolsistas.
O Ministério da Educação (MEC) realizou recentemente o 29º Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (Enapet), sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento foi um importante espaço de reflexão sobre o papel do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de cidadãos como agentes de mudança.
O 29º Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (Enapet) foi um evento de grande destaque na agenda do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo principal de discutir a importância da Educação na formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade. Durante os quatro dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater e compartilhar conhecimentos sobre o Ensino e a Formação de professores, com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação no país.
A Transformação Educacional do PET: Um Modelo de Excelência
O gerente de projeto Rodrigo Rangel representou a Sesu no evento, ressaltando a importância do Programa de Educação Tutorial (PET) como um modelo inovador de ensino que reúne a excelência da educação superior pública: ensino, pesquisa e extensão. Este programa estabelece a formação integral dos estudantes, contribuindo significativamente para a transformação social por meio de projetos inovadores e de extensão.
A Governança e a Participação nos Processos do PET
Rodrigo Rangel informou que a atual gestão recriou o Conselho Superior e a Comissão de Avaliação do programa, garantindo maior transparência e participação na gestão, o que é fundamental para a educação, pois permite a valorização da formação acadêmica e da pesquisa.
A Expansão e o Impacto do PET: Fortalecendo a Educação Nacionalmente
Além disso, o gerente conseguiu lançar um edital para a criação de 45 novos grupos PET, ampliando o alcance e o impacto do programa, que é essencial para a educação, uma vez que promove a inclusão, a igualdade e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Importância da Comunidade Acadêmica e a Manutenção do PET
O Enapet reuniu estudantes, docentes e interlocutores vinculados ao PET com o objetivo de discutir, coletivamente, temas e questões relevantes para a manutenção e o desenvolvimento do programa nacionalmente, sendo fundamental para o fortalecimento da educação.
A Formação Integral e a Transformação Social: O Legado do PET
O evento teve atividades como grupos de discussão, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos, que promoveram a análise da importância do PET para a educação brasileira e para outros âmbitos da sociedade, contribuindo significativamente para a transformação social.
O Legado e a Inovação: A Formação Integral do PET
O PET, criado pelo MEC em 2005, é uma iniciativa que visa integrar ensino, pesquisa e extensão, permitindo a formação integral dos estudantes de graduação, que é essencial para a educação.
A Autonomia e a Capacidade de Atuação Social: O Programa de Formação Acadêmica
A iniciativa busca desenvolver a autonomia e a capacidade de atuação socialmente responsável dos estudantes, por meio de grupos de aprendizagem tutorial com uma abordagem coletiva e interdisciplinar, que é fundamental para a educação.
A Qualificação Técnica, Científica e Tecnológica: O Legado do PET
O objetivo central é elevar a qualidade da formação acadêmica, incentivando a qualificação técnica, científica e tecnológica, tanto para futuros profissionais quanto para docentes, que é essencial para a educação.
A Inclusão, a Igualdade e o Desenvolvimento Integral: O Legado do PET
Atualmente, o PET conta com mais de 800 grupos, distribuídos em todas as regiões do Brasil, envolvendo mais de 12 mil estudantes e 835 tutores, com um orçamento destinado ao programa de R$ 116,4 milhões para 2024, que é essencial para a educação.
A Governança Forte e a Inovação: O Legado do PET
O MEC estabeleceu esforços para fortalecer a governança do PET, com a recriação e a eleição de membros para o Conselho Superior e a Comissão de Avaliação, instâncias que estavam sem renovação há mais de uma década, que é fundamental para a educação.
A Inclusão e a Equidade: O Legado do PET
Além disso, o edital nº 4/2024, que selecionou 45 novos grupos PET, priorizou regiões e instituições com menor presença do programa, promovendo maior equidade, e trouxe inovações temáticas, contemplando a inclusão de estudantes quilombolas, indígenas e de outros grupos vulneráveis, bem como a atenção à Amazônia, cursos de educação do campo e o combate às fake news por meio da promoção da integridade da informação.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo