Aitana Lopez é uma influenciadora do Instagram criada por uma agência com inteligência artificial, gerando imagens realistas que enganam milhões.
Na era digital, a fronteira entre realidade e ficção se torna cada vez mais tênue, graças à inteligência artificial. Uma notável exemplo disso é Aitana Lopez, um modelo e influenciadora digital projetado por inteligência artificial que está conquistando o coração das marcas e das pessoas em todo o mundo. Com uma personalidade única e um visual distintivo, Aitana Lopez tem a capacidade de atrair atenção e gerar interesse, tornando-se um verdadeiro fenômeno.
Os criadores de Aitana Lopez, baseados em Barcelona, na Espanha, estão aproveitando essa onda de popularidade, lucrando com os contratos e patrocínios que a modelo digital ganha. Com a capacidadidade da inteligência artificial generativa de criar conteúdo personalizado e relevante, Aitana Lopez tem se tornado uma ferramenta valiosa para as marcas que buscam atingir novos públicos e aumentar sua visibilidade no mercado. Assim, Aitana Lopez, uma obra de arte de verdadeira inteligência artificial, continua a surpreender e inspirar, mostrando o potencial transformador da tecnologia em nosso mundo.
Inteligência Artificial: Uma Nova Onda de Influenciadores Realistas
Lançada há um ano, Aitana, uma jovem de cabelo rosa, é apresentada como uma pessoa saudável apaixonada por fitness e com um corpo perfeito no estilo ‘hollywoodiano’, tudo isso graças à inteligência artificial. Com mais de 330 mil seguidores no Instagram, ela é a mais popular de uma nova onda de influenciadores realistas criados por inteligência artificial.
Aitana não existe, mas é uma criação da agência The Clueless, que começou a fazer experimentos com inteligência artificial generativa para ter mais controle sobre os modelos usados em campanhas publicitárias. Os designers da agência mostraram como criam imagens para o perfil do Instagram de Aitana, assim como vídeos curtos para seus Stories.
Inteligência Artificial Generativa: O Poder de Criar Imagens Realistas
Com apenas alguns cliques, os designers são capazes de apagar Sofia e solicitar ao gerador de imagens de inteligência artificial que adicione Aitana. Poucos segundos depois, o programa de computador apresenta cerca de uma dúzia de imagens de Aitana — em poses diferentes e com roupas diferentes. Sofia acredita que o sucesso de Aitana não se deve apenas às imagens realistas, mas também aos Stories e às legendas.
A agência não rotula rotineiramente as imagens individuais como criadas por inteligência artificial, mas a conta é classificada como uma criação de IA de acordo com as regras do Instagram. Há muitos outros influenciadores e modelos gerados por IA inundando o Instagram desde o início do boom da inteligência artificial generativa.
Inteligência Artificial e a Nova Geração de Influenciadores
Com apenas algumas frases de texto, os geradores de imagens de IA podem desenhar qualquer imagem que o usuário desejar. Muitas das modelos criadas por inteligência artificial que estão sendo geradas são diretamente voltadas para o público masculino, com imagens altamente sexualizadas de mulheres. Alguns críticos, como Danae Mercer, uma influenciadora americana do amor-próprio, advertem que as modelos transmitem uma mensagem errada para meninas e meninos.
A inteligência artificial pode ser usada para criar influenciadores realistas, mas é importante considerar a mensagem que esses personagens estão transmitindo. A realidade e a beleza são subjetivos e devem ser representados de maneira autêntica, sem criar padrões irrealistas. A inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada com responsabilidade e consciência.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo