Jonas Carrero Bloch usa paródias de músicas famosas para ensinar Leis de Newton a alunos do Ensino Médio, tornando a disciplina mais atraente com criatividade e conteúdo.
Professor Jonas Carrero Bloch, da cidade de Ribeirão Preto (SP), surpreende seu grupo de alunos do Ensino Médio com paródias de músicas populares para facilitar a compreensão das aulas de física.
Com criatividade, o professor utiliza o mesmo material de uma canção famosa para criar uma “paródia”, uma sátira que imita o estilo original, mas com uma mensagem ou enredo diferente. Por exemplo, uma canção sobre o conceito de energia cinética pode se transformar em uma versão sobre a teoria da relatividade de Einstein. Além disso, as paródias de músicas também podem ser substituídas por um pastiche de estilos, com uma mistura de elementos de diferentes gêneros musicais para criar algo novo e inovador. Com essas estratégias, os alunos se divertem aprendendo e fixam melhor o conteúdo das aulas.
Paródias Ensinam Física
São muitas as paródias, de músicas famosas, que podem ajudar os alunos a aprender sobre a teoria da formação de imagens em espelhos côncavos e convexos. A ideia do professor Bloch é usar a sátira como uma ferramenta pedagógica e didática para atrair a atenção dos estudantes. Com a melodia da música ‘Believer’, da banda americana Imagine Dragons, os alunos podem aprender sobre as três Leis de Newton, uma vez que a música romântica ‘A Thousand Years’, da cantora Christina Perri, pode ser um complemento para a disciplina de física.
Paródias na Sala de Aula
Os vídeos são publicados nas redes sociais do professor, o que aumenta a disciplina conceitos de aprendizagem e permite que mais estudantes possam ser alcançados. O professor Bloch conta que a paródia é uma maneira efetiva de aprendizado, e não apenas uma brincadeira. Ele usa uma variedade de ferramentas, incluindo projetor, vídeo, lousa e música, para ensinar seus alunos e alcançar diferentes tipos de aprendizagem.
O Poder da Paródia
A música é uma linguagem que os alunos geralmente gostam e se identificam, permitindo que eles sejam mais receptivos ao conteúdo. Além disso, eles conseguem lembrar do conteúdo com maior facilidade. Isso é especialmente útil para os estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem uma seção de prova que inclui física. As paródias podem ser uma aliada para garantir mais pontos.
A Invenção da Paródia
A ideia de unir a melodia com matérias de física surgiu de um hábito do professor. Ele contou que durante sua graduação e no mestrado, época em que era estudante, fazia músicas para poder lembrar do conteúdo dado nas aulas. O talento com os instrumentos e a afinidade com a música tem influência do pai pianista. Desde pequeno, Bloch aprendeu a tocar instrumentos como violão e bateria e os praticava na igreja.
Produção dos Vídeos
A produção dos vídeos passa por diversas etapas. A primeira é a escolha da música, que geralmente são aquelas que já estão na memória da maioria das pessoas. ‘Depois eu fico tentando encaixar as palavras, as que caberiam melhor com aquela música. Eu sento e fico bolando, assim, que teoria ou que conceitos são mais importantes daquela disciplina e tento encaixar aquilo.’ O principal para Bloch é passar o conteúdo corretamente, independentemente da forma. Por isso a preocupação com a letra é o principal desafio durante a construção dos vídeos. Depois dessa etapa, chega o momento de gravar e editar as paródias. Foi durante a pandemia que ele desenvolveu a técnica para essa parte da produção, já que as aulas precisaram ser online.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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