Departamento de futebol escreve carta ao torcedor, desculpando-se pelo rebaixamento no Brasileirão, afirmando que foi um desequilíbrio financeiro que levou a essa situação, já que a direção técnica também foi alterada como parte da reestruturação ampla.
Após o rebaixamento do Athletico à Série B do Campeonato Brasileiro, o clube lança uma carta para seus torcedores. A publicação, que ocorreu na terça-feira, é uma forma de o Athletico se explicar e pedir desculpas pela péssima temporada. O clube admite os erros cometidos ao longo da temporada, citando como motivos o desequilíbrio financeiro com as agências de publicidade e a falta de suporte.
Alguns torcedores do _Athletico_ começaram a usar a hashtag #VaiFuracão para apoiar o clube em meio ao rebaixamento. O clube mencionou o desequilíbrio financeiro com as SAFs (Agências de Propaganda) como um dos motivos pelos quais não conseguiu se manter na Série A, além de outros problemas que enfrentou ao longo da temporada. Com isso, o clube aposta em uma nova realidade para 2025, trabalhando para se recuperar do rebaixamento e voltar a brigar pelo título.
Reestruturação no Athletico: um novo rumo para o futebol
O Athletico, um dos clubes mais tradicionais do Paraná, enfrenta um desafio monumental após o descenso para a Série B. Nesse contexto, a diretoria do clube decidiu implementar uma reestruturação ampla no departamento de futebol, com a demissão do técnico Lucho González, do diretor técnico Paulo Autuori, do gestor desportivo Paulo Miranda e do auxiliar técnico Juca Antonello. Essa mudança é imperativa para garantir um futuro sustentável e dar um novo rumo às rotas do clube. Como explica o Athletico, ‘iniciamos uma reestruturação ampla na área do futebol e trabalhamos por uma adaptação mais rápida possível para a realidade que enfrentaremos na próxima temporada’.
O descrédito financeiro é uma questão latente no futebol brasileiro, especialmente com a vinda das SAFs ao cenário. O Athletico não foge a essa regra, tendo investido mais de R$ 80 milhões em contratações no ano passado, a maioria deles no começo do ano. Infelizmente, a maioria dos reforços não deu o retorno esperado em campo. Além disso, o CAP aportou um investimento significativo no departamento de futebol do Athletico, maior que o realizado nos anos de 2022 e 2023. No entanto, a incerteza inerente a cada contratação e a imprevisibilidade da bola fizeram com que o clube não alcançasse os resultados esperados.
Um desafio para o futuro: o desequilíbrio financeiro
O futebol brasileiro vive um momento de grande transformação, com a redução significativa do sistema associativo e a injeção de aporte financeiro por investidores. Esse cenário traz um novo desequilíbrio financeiro, com maiores demandas por parte do mercado. O Athletico não foge a essa realidade, tendo que lidar com a incerteza financeira e a necessidade de se adaptar às novas regras do jogo.
Carta ao torcedor: uma mensagem de humildade e compromisso
A diretoria do Athletico enviou uma carta ao torcedor, pedindo desculpas pelo triste resultado esportivo de 2024. A carta é uma mensagem de humildade e compromisso, reconhecendo os erros cometidos e se comprometendo a refletir sobre eles para aperfeiçoar o caminho do clube. O Athletico tornou-se sinônimo de grandeza e orgulho para o povo paranaense e sua fanática torcida, e é necessário reconhecer que a decepção é dolorosa.
Um novo início: a estreia no Campeonato Paranaense
O elenco principal do Athletico entrará em férias e se reapresentará apenas no dia 8 de janeiro, com a estreia no Campeonato Paranaense marcada para o dia 14 de janeiro contra o Paraná Clube. O Furacão iniciará o estadual com uma base sub-20, e além disso, terá a Copa do Brasil e a Série B. É hora de olhar para o futuro e trabalhar por uma adaptação mais rápida possível para a realidade que enfrentaremos na próxima temporada.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo