Dorival Júnior deve escalar Vanderson e Abner como titulares para jogo entre Brasil e Peru, pelas eliminatórias da Copa 2026, formando uma dupla de laterais que não foi vista nas gestões de Tite, onde parcerias foram fugazes.
A seleção brasileira está prestes a enfrentar o Peru em um jogo crucial pelas eliminatórias da Copa 2026, e o técnico Dorival Júnior está preparando algumas mudanças estratégicas para a partida. Uma delas é a escalação de uma nova dupla de laterais, que deve incluir Vanderson, do Monaco, na ala direita.
Com essa mudança, o time brasileiro busca fortalecer sua defesa e criar mais oportunidades de ataque. A equipe nacional precisa de uma vitória para manter suas chances de classificação para a Copa 2026, e o técnico Dorival Júnior está confiante em que a nova dupla de laterais pode fazer a diferença. A pressão está alta, mas a seleção brasileira está preparada para enfrentar o desafio. O jogo será um verdadeiro teste para a equipe, mas eles estão determinados a sair com a vitória.
A Busca Pela Dupla Ideal
A seleção brasileira está prestes a enfrentar o Peru nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, e uma das principais preocupações do técnico é encontrar a dupla de laterais ideal. Desde o fim da ‘era Daniel Alves e Marcelo’, que durou por longos anos no Brasil, a equipe nacional testou 29 pares diferentes de laterais.
A última vez que a dupla Daniel Alves e Marcelo atuou junta foi em 27 de março de 2018, na vitória por 1 a 0 da seleção sobre a Alemanha, em amistoso. Desde então, as gestões de Tite, Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival testaram várias parcerias, mas nenhuma delas se consolidou como a dupla titular.
A dupla ‘campeã’ foi Danilo e Alex Sandro, que começaram como titulares juntos em 14 oportunidades. No entanto, várias parcerias foram fugazes, durando no máximo duas partidas, como Emerson Royal + Renan Lodi, ou até mesmo só um jogo, como Fabinho + Filipe Luís.
Lesões e Improvisações
Durante a disputa da Copa do Mundo 2022, a equipe de Tite foi forçada a atuar com Éder Militão (zagueiro) na ala direita e Danilo (lateral-direito) na ala esquerda por dois jogos do Mundial. Essa foi uma das muitas improvisações que a seleção brasileira teve que fazer devido às lesões seguidas de laterais.
Abaixo, está a lista das duplas de laterais mais usadas desde o fim da ‘era Daniel Alves e Marcelo’:
* Danilo + Alex Sandro: 14
* Danilo + Renan Lodi: 11
* Danilo + Guilherme Arana: 7
* Daniel Alves + Filipe Luís: 6
* Daniel Alves + Alex Sandro: 5
* Danilo + Wendell: 5
* Daniel Alves + Alex Telles: 3
* Danilo + Marcelo: 3
* Fagner + Marcelo: 3
* Éder Militão + Alex Sandro: 2
* Danilo + Filipe Luís: 2
* Emerson Royal + Renan Lodi: 2
* Emerson Royal + Alex Sandro: 2
* Éder Militão + Danilo: 2
* Danilo + Ayrton Lucas: 2
* Fagner + Filipe Luís: 1
* Fabinho + Filipe Luís: 1
* Fabinho + Alex Sandro: 1
* Fagner + Alex Telles: 1
* Fagner + Alex Sandro: 1
* Daniel Alves + Renan Lodi: 1
* Daniel Alves + Guilherme Arana: 1
* Éder Militão + Alex Telles: 1
* Danilo + Alex Telles: 1
* Emerson Royal + Alex Telles: 1
* Yan Couto + Carlos Augusto: 1
* Emerson Royal + Carlos Augusto: 1
* Yan Couto + Guilherme Arana: 1
* Danilo + Abner: 1
Próximos Jogos
A seleção brasileira tem três jogos importantes pela frente nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026:
* Peru (C) – 15/10, 21h45 (de Brasília)
* Venezuela (F) – a definir
* Uruguai (C) – a definir
O time brasileiro precisa encontrar a dupla de laterais ideal para garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2026. A equipe nacional precisa de uma defesa sólida para enfrentar os desafios que estão por vir.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo