Entidade do setor movimenta 2% do PIB brasileiro, com mais de 1.700 associados, e conta com novas estruturas: vice-presidente e diretoria regional para interiorização e expansão do franchising no Brasil, com foco em educação e digitalização, além da integridade e da adesão à Reforma Tributária e à responsabilidade ESG.
Na última sexta-feira (22/11), a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), em que, por unanimidade, foram eleitos os novos integrantes do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2026.
Entre os eleitos, destacam-se nome do eleito, presidente eleito da ABF para o biênio 2025/2026, e nome do eleito, vice-presidente eleito da ABF para o biênio 2025/2026, que irá atuar ao lado de nome do eleito, presidente eleito. Além disso, foram eleitos os membros da diretoria para o biênio 2025/2026, que irão compor o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal da ABF, responsáveis por orientar e supervisionar a execução das atividades da entidade.
Renovação na Presidência da ABF com Experiência em Digitalização
O atual presidente da ABF, Tom Moreira Leite, foi reeleito para liderar a entidade durante o biênio 25-26, destacando sua experiência em digitalização do setor e interiorização do franchising no Brasil. Com mais de 1.700 associados e responsável por movimentar mais de 2% do PIB brasileiro, a ABF contará com a gestão de Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo, responsável por marcas como China In Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni Store, ao longo dos próximos dois anos.
Presidência e Vice-Presidência: Lideranças Experientes
Leite presidiu a ABF entre 2023 e 2024, após atuar como vice-presidente de 2019 a 2022. Durante sua reeleição, ele destacou a importância de aprofundar conquistas recentes na digitalização do setor e interiorização do franchising, além de avançar em temas como Reforma Tributária, franchising íntegro, educação e ESG, que continua sendo um dos pilares da gestão da entidade. Além disso, ele mencionou a criação da ABF Academy, o Portal Parceria Sebrae ABF e programas educacionais, como o PADF, desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).
Reeleição e Lideranças Futuras
Decio Pecin, sócio e CEO das redes CNA e CTRL+Play, foi eleito vice-presidente para o biênio 25-26. Pecin é contabilista e administrador, com especializações em gestão empresarial. Ele espera encontrar uma jornada de aprendizados e pessoas que tenham a consciência de que estão na ABF para se encher de conteúdo, práticas éticas e conquistas coletivas. O biênio promete ser de muitas realizações.
Desenvolvimentos Futuros da ABF
Entre as novidades para o próximo mandato da ABF está a criação de uma nova diretoria regional, São Paulo Capital e Grande SP, que será liderada por Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor. Além disso, a Comissão de Ética continuará sob a presidência de Sylvia Barros, CEO da rede The Kids Club. A nova diretoria da ABF para o biênio conta com Jae Ho Lee, da Morana, como diretor administrativo-financeiro, e Natan Baril, do escritório Baril & Advogados Associados, à frente da diretoria jurídica. Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics, assume a diretoria de marketing e comunicação, enquanto Fernando de Paula, do McDonald’s, será o diretor institucional. Na área internacional, Gustavo Freitas, do Mercadão dos Óculos, assume como diretor internacional. Claudia Vobeto, da Majô Beauty Club, ficará responsável pela capacitação, enquanto Cristy Martins, da The Body Shop, liderará a diretoria de franqueados. Felipe Buranello, da Maria Brasileira, ocupará o cargo de diretor de relacionamento, microfranquias e novos formatos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo