Metrô de São Paulo desativa instalação da Netflix para evitar acidentes, após confusão e pisoteamento em baldeação.
No dia 08 de março de 2023, o Metrô de São Paulo suspendeu uma ação de marketing da Netflix, projetada para promover a série Senna. A experiência sensorial, que ocorria nas baldeações das linhas Verde e Amarela, gerou um tumulto considerável. A confusão foi tão grande que, além de arrastões, reportaram-se pessoas sendo pisoteadas e inúmeros passageiros machucados.
A divulgação, criada para recriar o ambiente da famosa corrida de fórmula 1, visava movimentar as linhas e atrair mais pessoas para a série. No entanto, o resultado foi um espaço público transformado em cenário de tiroteio de imagens, com passageiros sendo atropelados por robôs. A situação foi tão caótica que o Metrô decidiu suspender a ação, afirmando que houve “um deslize na execução”. “Essa iniciativa foi um equívoco, com o desencontro de objetivos. A situação foi considerada inapropriada e potencialmente perigosa. A segurança dos passageiros é sempre a prioridade“, afirma o Metrô. A Netflix também se manifestou, alegando que a ação foi projetada para ser uma experiência divertida e interativa, mas que não antecipou o desencontro entre a realidade e a intenção.
As luzes se apagam e o barulho desaparece
O túnel da baldeação entre as linhas Verde e Amarela do Metrô de São Paulo não tem mais a experiência sensorial da Netflix, que reproduzia a sensação de correr na pista de automobilismo. A coluna passou pelo local na manhã de sexta-feira (29) e capturou o momento em que a iluminação e os sons especiais de divulgação da produção foram desligados, mas os banners seguem colados na passagem. Às vezes, o tumulto faz parte da experiência;
Um dia de arrastão e tiroteio
A famosa música que a Globo tocava quando o piloto vencia uma corrida também não foi executada. Notícias relacionadas Fãs de desesperam com notícia envolvendo avião de Virgínia Fonseca: ‘Caindo’ Padre Julio Lancellotti denuncia funcionária da TV Canção Nova por ataques de ódio; emissora se manifesta Participante do Show do Milhão erra pergunta, perde valor alto e resposta confunde: ‘Que raios é?’
Experiência sensorial é desativada após tumulto
Em conversa informal, uma agente de segurança que dava plantão no túnel disse que os sons não haviam sido projetados naquele dia, mas não sabia dizer o motivo. O Metrô de São Paulo foi contatado para saber se a decisão de desligar os efeitos visuais e sonoros estava relacionada aos tumultos ocorridos nos últimos dias, mas até a publicação deste texto não houve resposta. Assista ao vídeo que gravamos na manhã de hoje no túnel de baldeação:
A série estreia na plataforma de streaming nesta sexta-feira e conta a história de Ayrton Senna, vivido por Gabriel Leone. Justamente neste dia, o Metrô de São Paulo interrompeu completamente a divulgação da experiência sensorial. Entenda a confusão:
Um barulho altíssimo no túnel
Há dias, uma grande confusão se instaurou no local após gritos de pessoas que realizavam o trajeto. Muitos não conseguiram entender que os sons se tratavam de carros de corrida e se desesperaram, gerando correria e tumulto. Em seu perfil, a jornalista Carolina Costa confessou que se assustou e foi pisoteada ao gritarem para evacuar o local imediatamente.
Um dia de arrastão e tiroteio
Gritaram para correr nas escadas rolantes, por conta do barulho, alguém se assustou. E você soma luzes vermelhas que já indicam atenção, alguém gritando que é para correr, está todo mundo em um túnel e o que aconteceu? Sim, todo mundo começou a correr, pessoas caindo, eu caí, me pisotearam, foi horrível, horrível. É uma sensação de que você vai morrer, porque a gente vê essas coisas em filmes, você não espera que vai acontecer com você. Foi horrível, tive uma crise lá. Não estou conseguindo… Acabou de acontecer. Eu não estou conseguindo relembrar porque me dá uma ansiedade terrível, porque eu fechei os olhos, não queria mais abrir porque eu achei que eu ia morrer pisoteada ali hoje. O barulho que eles colocaram com a contagem e com a iluminação vermelha, é o barulho do autódromo, é um barulho extremamente alto de corrida. Por isso que vocês sempre veem as pessoas de fone,
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo