ouça este conteúdo
Planeta atinge o ponto mais distante da órbita elíptica em sua trajetória, a maior distância do Sol não é o ponto mais próximo.
A Terra alcança seu afélio, o ponto mais distante do Sol, nesta sexta-feira (5). Assim como todos os planetas do sistema solar, a Terra orbita o Sol em uma trajetória elíptica, evidenciando a diversidade de movimentos celestes que ocorrem em nosso Terra.
Enquanto a Terra se afasta momentaneamente do Sol, lembramos da imensidão do universo e da importância de nosso planeta como um pequeno astro em meio a tantos mistérios cósmicos. A jornada da Terra ao redor do Sol nos lembra da complexidade e beleza do sistema solar, onde cada planeta desempenha um papel único e essencial.
Terra: O Planeta em sua Trajetória Elíptica
Isso faz com que fiquemos mais próximos ou mais distantes do Sol ao longo do ano. Nosso planeta passa pelo ponto mais próximo do Sol — o periélio — no mês de janeiro, e atinge a distância máxima do astro em julho. Essa diferença não é muito grande, quando comparada a outros planetas, a órbita da Terra é quase circular. O afélio e o periélio têm uma diferença de menos de 2% da distância média entre a Terra e o Sol ao longo de sua trajetória.
Ao atingir seu ponto mais distante nesta sexta, o planeta está a uma distância de cerca de 152,6 milhões de quilômetros do Sol, comparado a 147,5 milhões de quilômetros no ponto mais próximo. A distância do Sol influencia o clima da Terra? Embora o afélio ocorra durante nosso inverno no Hemisfério Sul, a distância maior do Sol pouco tem a ver com as quedas de temperatura neste período.
O que determina a diferença nas estações do ano e temperaturas é, na verdade, a inclinação do eixo da Terra em cerca de 23,5°. O inverno no Sul (e o verão no Norte) ocorrem pois o Polo Norte do nosso planeta está inclinado em direção ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam mais diretamente no Hemisfério Norte do planeta e menos diretamente no Hemisfério Sul. Durante nosso verão, acontece o contrário: o Polo Sul fica mais perto do Sol e os raios solares incidem mais diretamente no Hemisfério Sul.
O que aconteceria com a Terra se o Sol morresse? Novo estudo explica. Com informações da CNN Internacional. Tópicos: Astronomia, Espaço, Sol, Terra.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo