UFSM e outras universidades oferecem 12 mil vagas para professores de educação básica do RS em curso de educação étnico-racial e coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior com política nacional de equidade de escolar quilombola.
O curso de extensão, de caráter gratuito e aberto à comunidade, visa fortalecer as práticas de educação inclusiva e diversa no Brasil, com foco na educação para as relações étnico-raciais e na educação escolar quilombola. A formação qualifica os profissionais para atuar em contextos específicos, como a educação especial e a educação superior.
Com a ampliação para o Rio Grande do Sul, o curso de extensão ‘Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola’, disponibilizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) – instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) –, passou a ser oferecido em 43 instituições de ensino superior de todo o país. Durante o período de 1 a 30 de junho, os interessados em participar do curso devem acessar o portal da UAB, realizar o preenchimento do cadastro e fazer a inscrição, com exclusividade para candidatos que não possuem vínculo efetivo com as instituições de ensino superior. Educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país, e o curso visa qualificar os profissionais para atuar em contextos específicos e contribuir com a educação básica e a educação superior.
Formação com 150 mil vagas enfatiza a educação para as relações étnico-raciais
A educação é uma prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva, e a formação oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) é um passo importante nesse sentido, oferecendo 150 mil vagas para profissionais da educação básica. Essa iniciativa é uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
Universidades federais se unem na formação
Agora, as universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do SUL (UFRGS), do Pampa (Unipampa) e do Rio Grande (FURG) participam da formação, que terá o início das aulas em março de 2025. Essa parceria visa fortalecer a formação de profissionais da educação para que eles possam atuar de forma eficaz na promoção da equidade e da inclusão nas escolas.
O papel da educação na sociedade
A educação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva, e é através dela que podemos fomentar a consciência racial e a valorização das tradições e culturas ancestrais. O curso oferecido visa contribuir para a formação de educadores que possam trabalhar de acordo com os princípios da educação étnico-racial e da educação escolar quilombola, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem a diversidade.
O objetivo do curso
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de educadores, contribuir para a sua formação de acordo com os princípios da educação étnico-racial e da educação escolar quilombola, além de promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais. Durante a formação, os educadores terão a oportunidade de discutir sistemas de avaliação e criar projetos políticos pedagógicos, desenvolvendo uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas para transformar o ambiente escolar e as relações entre os professores, os alunos e a comunidade.
A Política Nacional de Equidade
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola foi criada pela Portaria nº 470/2024, com o objetivo de implementar ações e programas educacionais destinados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. O público-alvo é formado por gestores, professores, funcionários, alunos, abrangendo toda a comunidade escolar, e os compromissos da política incluem estruturar um sistema de metas e monitoramento, assegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394/1996 e formar profissionais da educação para gestão e docência no âmbito da educação para as relações étnico-raciais (Erer) e da educação escolar quilombola (EEQ).
Fonte: © MEC GOV.br
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