Autoridades aumentam muralhas de contenção de lava em vulcão-em-erupção na península-de-Reykjanes, com equipes-de-resgates trabalhando na zona-de-restrição afetada por rios-de-lava.
Na Islândia, um vulcão entrou em erupção, localizado na península de Reykjanes, a apenas 30 km da capital Reykjavik. Além disso, equipes de resgates de todo o país estão fazendo um apelo para que os turistas não se aproximem da área, pois as pessoas estão desconsiderando os avisos de perigo.
As equipes de resgates estão em alerta, pois os turistas continuam a ignorar os avisos de erupção vulcânica. A situação é preocupante, e as equipes de resgates estão trabalhando incansavelmente para garantir a segurança da população. Com a erupção do vulcão, o cenário é de grande perigo, e os turistas devem se manter distantes do local.
Estoura vulcão em erupção
Uma fissura no vulcão começou a derramar lava a uma velocidade de 100 metros por hora, na manhã da quarta-feira, 20, na península de Reykjanes, na Islândia. Este evento vulcânico teve menos intensidade em relação às erupções ocorridas em maio e agosto, de acordo com o governo.
O terreno ao redor da erupção é difícil, com campos de lava antigos e acidentados, escondendo fissuras e outros perigos. Estacionar nessas áreas pode criar riscos significativos, não apenas para os próprios indivíduos, mas também para os outros, de acordo com Jon Pór Viglundsson, um dos policiais presentes na ação de contenção de turistas. Ele pediu para que as pessoas ‘fiquem longe’ destes locais de perigo.
A Islândia é conhecida por ser um país de intensiva atividade sísmica, localizada em cima de uma falha entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte. As equipes de resgate foram chamadas desde o início, como sempre. Os projetos em si não foram muitos na primeira noite, pois não havia muita gente em Grindavík. Mas as equipes de resgate estiveram lá se necessário, completou Jon Pór.
Outro fator que preocupa as autoridades é a lava quase ter atingido a mesma altura das muralha de defesa em Svartsengi. Estas barragens são construídas pelo governo da Islândia para tentar conter os rios de lava que correm debaixo das ruas e das estradas.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo