Frota de locadoras no Brasil atinge 1.570.820 veículos em 2023, com aluguel de automóveis e comerciais leves, impacto do presidente da Abla e altas taxas.
A locação de veículos para motoristas de aplicativo tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre as locadoras no Brasil. No segundo semestre de 2024, um total de 300 mil veículos foram alugados no segmento, representando um aumento significativo de 76,5% em comparação com o mesmo período de 2021. O aluguel de carro tem se destacado como uma alternativa flexível e conveniente para quem busca uma forma de renda extra.
Além disso, a locação de veículos tem se mostrado uma solução prática e econômica para quem precisa de mobilidade temporária. Com a possibilidade de alugar carro por curtos períodos de tempo, os motoristas de aplicativo e demais usuários têm mais liberdade para se locomover com conforto e segurança. O mercado de aluguel de carros está em constante evolução, oferecendo opções diversificadas para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes.
Aluguel de Carro: Setor de Locadoras de Veículos em Destaque
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) revelam que a frota total das locadoras no Brasil atingiu a marca de 1.570.820 automóveis e comerciais leves até o final de 2023. Nesse cenário, o aluguel de carro se destaca como uma opção cada vez mais relevante para diversos perfis de consumidores.
Aproximadamente 300 mil veículos são alugados para motoristas de aplicativos, o que representa entre 18% e 20% de todos os carros disponíveis nas locadoras do país, conforme destacado pelo presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré. Em momentos de aperto econômico e com as elevadas taxas de juros vigentes, a locação de veículos se torna uma alternativa atraente, uma vez que a compra do ativo se torna mais onerosa.
Ao optar pelo aluguel de carro, os clientes se beneficiam da transferência de despesas como licenciamento, emplacamento, IPVA, busca e compra de peças, além de serviços mecânicos, para a locadora, como ressaltou o presidente da associação setorial. O vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, ressaltou que o potencial de aluguel para os motoristas de aplicativos também é influenciado pelo preço dos combustíveis e pelas tarifas praticadas pelos próprios aplicativos.
Diante desse contexto, é fundamental que haja estabilidade nos preços dos combustíveis e que as políticas tarifárias adotadas pelos aplicativos estejam alinhadas com a realidade econômica do país, conforme destacou Paulo Miguel Júnior. A oferta de aluguel de carro se mostra como uma alternativa versátil e conveniente para os consumidores, adaptando-se às diferentes necessidades de mobilidade.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo