Anísio Teixeira, educador brasileiro, idealizou a Escola-Parque e a educação integral, além da Universidade de Brasília, no Distrito Federal.
A figura de Anísio Teixeira é fundamental para a compreensão da evolução da educação no Brasil. Sua contribuição para a formação do sistema educacional nacional é inestimável, e por isso, ele foi homenageado como patrono da escola pública brasileira.
Por meio da Lei nº 15.000, de 15 de outubro de 2024, Anísio Teixeira foi oficialmente reconhecido como o educador que mais contribuiu para a formação da identidade educacional brasileira. Além de ser um jurista e escritor renomado, Anísio Teixeira é lembrado por sua dedicação incansável à causa da educação pública de qualidade. Sua visão inovadora e compromisso com a formação de cidadãos críticos e conscientes são legados que continuam a inspirar gerações de educadores e estudantes.
O Legado de Anísio Teixeira
Anísio Teixeira, patrono da educação brasileira, foi um educador, jurista e escritor que dedicou sua vida à construção de uma escola pública gratuita, democrática e acessível para todos. Em 1935, ele foi responsável pela criação da Universidade do Distrito Federal, que mais tarde se tornou a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Além disso, ele idealizou a Escola-Parque durante sua passagem pela Secretaria de Educação da Bahia, em 1950, e foi um dos principais idealizadores da Universidade de Brasília (UnB), onde também atuou como reitor entre 1962 e 1963.
Anísio Teixeira lutou incansavelmente para que a escola pública alcançasse todas as crianças no Brasil. No entanto, até 1988, essa luta não havia se efetivado. Foi apenas com a Constituição de 88 que a escola pública passou por um processo de universalização, mas ainda sem alcançar o objetivo de que todas as crianças se beneficiassem da trajetória incrível que pode ser a educação básica. Ainda hoje, existem meninas e meninos pretos, indígenas, ribeirinhos que não conseguem ter na escola um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento pleno.
A Defesa da Escola Pública
Anísio Teixeira foi um precursor da defesa da escola pública como a máquina da democracia em nosso país. Ele acreditava que a educação integral era fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e que a escola pública deveria ser gratuita, democrática e acessível para todos. Natural da cidade de Caetité (BA), Anísio Teixeira se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1931, assumiu a Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal, época em que o Rio de Janeiro era capital do país.
O trabalho do educador sempre esteve voltado para a construção de uma escola pública que inspirasse importantes políticas de educação integral em todo o país. Ele defendeu a liberdade de consciência e a laicidade do ensino público, construindo projetos que inspiraram importantes políticas de educação integral, como os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs); os Centros Educacionais Unificados (CEUs), em São Paulo; e os programas Mais Educação e Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).
O Reconhecimento do Legado
A professora e pesquisadora Dr.ª Jaqueline Moll, importante referência na educação integral no Brasil, demonstrou grande alegria ao saber da homenagem concedida ao educador Anísio Teixeira por meio da publicação da Lei nº 15.000/2024. ‘Finalmente um reconhecimento público robusto do papel de Anísio Teixeira para a construção da escola pública do Brasil. E que bom que, pouco a pouco, vamos nos colocando nesse caminho de Anísio com uma escola pública, gratuita, universal, laica e integral, que foi a sua luta. Cada vez mais, recurso público para a educação pública! Era o que ele queria! Finalmente o país reconhece a grandeza e dizer que isso foi uma luta de muitas pessoas e que traz as matrizes da educação brasileira de volta’, celebrou.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo