Instagram, WhatsApp e Facebook trabalham no Creator AI. O recurso permite criar clones de pessoas famosas como versões virtuais. Em 2025, a funcionalidade será ampliada para simular chamadas de vídeo com famosos, além de gerar respostas automatizadas.
A Meta está investindo em tecnologias para melhorar a experiência de seus usuários. Uma das novidades é o Creator AI, um recurso que visa aproximá-los ainda mais de seus seguidores. Com essa ferramenta, a empresa busca criar versões virtuais de figuras públicas, tornando-os mais acessíveis a seus fãs.
Os influenciadores são essenciais para o sucesso de plataformas como o Instagram. Eles são os criadores de conteúdo que mantêm as pessoas engajadas e interessadas. Com o Creator AI, a Meta está apostando no futuro da interação entre criadores de conteúdo e seus seguidores. Esse recurso pode revolucionar a forma como as pessoas se conectam com os influenciadores e outros criadores de conteúdo.
Meta lança ferramenta para que influenciadores sejam imitados por versões virtuais
A Meta está trabalhando em uma ferramenta para permitir que criadores de conteúdo sejam imitados por clones de pessoas famosas, criando respostas automatizadas que o estilo do criador de conteúdo, para mensagens enviadas por fãs. Uma primeira versão, para interações em texto, foi liberada em julho nos Estados Unidos, enquanto um modelo mais avançado, que simula ligações de vídeo com influenciadores, chega no início de 2025 aos EUA.
A Meta apresentou essa novidade para criadores como uma ‘extensão do seu perfil do Instagram para se conectar com mais gente na sua audiência’. Ela é apenas uma das novas formas planejadas pela Meta para lidar com o conteúdo de influenciadores, incluindo uma ferramenta que poderá dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas, o Meta AI.
Tradução automática de áudios do Reels
O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder, explicou a companhia. A Meta diz que está fazendo pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês.
A ferramenta de tradução automática de áudios do Reels foi testada pela Meta em junho na plataforma de redes sociais, o Instagram, com o objetivo de melhorar a experiência de seus usuários. No entanto, a ferramenta também gerou preocupações sobre a perda de identidade cultural e a uniformização de vozes em diferentes idiomas.
A ferramenta Creator AI
Voltado para influenciadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, plataforma da Meta que também servirá para criar personagens de IA que não são baseados em pessoas reais. Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais da Meta, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads.
Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar. ‘Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories’, disse a empresa.
A Meta diz ter políticas para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que as IAs são usadas de forma responsável. Por exemplo, as respostas geradas por inteligência artificial serão sinalizadas. No caso do Meta AI, usuários perceberam erros com as mensagens que ele gera no WhatsApp.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo