Executivo assume empresa de alimentação em 4 de novembro, após deixar a dona das redes Burger King e Popeye’s em junho, com base sólida de crescimento, baixa rotatividade de funcionários e alta cúpula em joint venture global.
Ariel Grunkraut assume o cargo de CEO da Kraft Heinz, uma das principais empresas de alimentos do mundo. Ele começará a liderar a operação brasileira da companhia em 4 de novembro, com o objetivo de impulsionar o crescimento da Kraft Heinz e consolidar sua posição no mercado.
Como novo CEO, Ariel Grunkraut terá o desafio de acelerar o crescimento da Kraft Heinz, que já possui uma base sólida de crescimento e é dona de marcas icônicas. ‘Minha missão é acelerar ainda mais esse ritmo e garantir que a empresa continue a ser uma referência no setor de alimentos’, disse o novo CEO em comunicado ao mercado. Com uma equipe experiente e um portfólio de marcas fortes, a Kraft Heinz está pronta para enfrentar os desafios do mercado e continuar a crescer.
Novo CEO assume a Kraft Heinz
A Kraft Heinz, empresa de alimentos líder no mercado, anunciou a chegada de um novo CEO, Grunkraut, que assume o lugar de Fernando Rosa, que deixou a companhia em agosto deste ano para assumir a Havaianas. Rosa foi CEO da Kraft Heinz de 2019 a agosto de 2024 e uma de suas principais realizações foi reduzir a rotatividade de funcionários da empresa, que caiu de cerca de 50% para menos de 10% em apenas cinco anos.
Grunkraut afirmou estar ‘ansioso para continuar a construção desse legado com a equipe e impulsionar a empresa para um novo patamar de crescimento global’. A empresa tem cerca de três mil funcionários e é dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil.
Movimentações na alta cúpula
A chegada de Grunkraut não é a única movimentação na alta cúpula da Kraft Heinz. Em março deste ano, a empresa já havia anunciado Roberto Pasqualoni, ex-PepsiCo e Bauducco, como vice-presidente comercial. E Cristina Monteiro, ex-Mondelez e PepsiCo, passou a ser a nova Chief Marketing Officer (CMO).
Grunkraut foi CEO da Zamp (ex-Burger King) de janeiro de 2023 a junho deste ano. Na época, a transição ocorreu com a saída de Iuri Miranda, executivo que ajudou a estruturar a rede de fast food no Brasil e estava há 12 anos no cargo, para o conselho de administração.
Experiência e trajetória
O novo CEO da Kraft Heinz foi um dos sete fundadores que criaram o Burger King no País, empresa que nasceu como uma joint venture da Vinci Partners com a americana BK Corporation. Ele foi vice-presidente de marketing e vendas de 2011 até outubro de 2020, quando absorveu a área de tecnologia.
A saída de Grunkraut aconteceu poucos meses após o fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala Capital assumir o controle da Zamp. Com a saída do executivo, a Zamp escolheu Paulo Camargo, que estava na Espaçolaser mas trazia a experiência de mais de 11 anos na Arcos Dorados, master franqueada do McDonald’s na América Latina e Caribe.
A fusão que criou a Kraft Heinz
A Kraft Heinz foi criada em 2013 com a fusão da Kraft Food, que fazia parte do portfólio de investimentos da 3G Capital, gestora de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, com a Heinz, que tinha Warren Buffett como investidor de referência. Os investidores brasileiros permaneceram na empresa até o início de 2024.
No ano anterior, eles detinham 7,9% da Kraft Heinz. Aos poucos, a 3G foi vendendo as ações até zerar sua posição em abril. No Brasil, a Kraft Heinz possui fábricas em Nerópolis e Nova Goiás (GO), Blumenau (SC) e Jandira (SP), além de dois centros de distribuição.
Resultados financeiros
No balanço do segundo trimestre, a Kraft Heinz reportou vendas líquidas de US$ 6,48 bilhões, uma redução de 3,6% sobre o mesmo período do ano anterior e um pouco abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 6,55 bilhões. Embora a empresa não apresente os dados referentes a cada um dos mercados em que atua, os emergentes (onde o Brasil está incluído) registraram a maior redução de receita líquida em 12 meses, de 5,7%, para US$ 670 milhões.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo