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Fundação Bradesco promove interação entre corpos, ambientes democráticos e espaços físicos novos para desenvolvimento individual e vivências.
O papel da arquitetura de uma escola é fundamental para o processo educacional. Uma arquitetura escolar bem planejada e adaptada ao contexto pedagógico favorece a qualidade do ensino, proporcionando espaços adequados para o desenvolvimento das atividades escolares e para a interação entre alunos e professores. A estrutura física de uma escola pode influenciar diretamente no desempenho acadêmico e no bem-estar de toda a comunidade escolar. ‘A importância de uma boa infraestrutura para o aprendizado é indiscutível.
Além disso, a arquitetura de uma escola reflete a missão e os valores da instituição de ensino. Um ambiente bem projetado pode inspirar a busca pelo conhecimento, favorecer a socialização e criar um senso de pertencimento. Investir na infraestrutura escolar é investir no futuro dos alunos e na qualidade da educação oferecida. ‘A valorização do espaço escolar é essencial para a formação integral dos estudantes.
A importância da escola na interação entre corpos e ambientes democráticos
Em um mundo em constante transformação, a instituição de ensino, especialmente a escola, desempenha um papel fundamental na promoção de espaços físicos que estimulem novas vivências e formas de aprendizado. Como ressalta a Diretora Geral da Fundação Bradesco, Denise Aguiar, a escola precisa acompanhar essas mudanças para garantir o desenvolvimento individual dos alunos.
Denise, à frente do maior projeto de investimento social privado do país, enfatiza a importância de alinhar os espaços escolares com as práticas pedagógicas. Para ela, alguns ambientes precisam ser acolhedores, enquanto outros devem estimular o senso de coletividade e o desenvolvimento individual. A interação entre corpos, ambientes e vivências é essencial para a formação integral dos estudantes.
A Fundação Bradesco, ciente da relevância da integração no espaço escolar, investe no planejamento e na arquitetura de suas 40 escolas. Destacam-se as unidades de Canuanã, às margens do Rio Javaés, e Bodoquena, no pantanal sul-mato-grossense, conhecidas como ‘escolas que são lares’. Nestes locais, mais de 1.400 estudantes residem durante o semestre, retornando para casa ao final do período.
Os ambientes dessas escolas foram projetados para proporcionar um desenvolvimento completo aos alunos, incluindo atividades extracurriculares como esportes, dança e natação. Além disso, as escolas oferecem o Curso Técnico de Agropecuária, ampliando as oportunidades educacionais para os estudantes.
Para os alunos de Canuanã e Bodoquena, a escola vai além do ambiente de aprendizado, tornando-se um lugar de descanso e construção de laços. Os profissionais que atuam nessas escolas também residem no local, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento.
A preocupação da Fundação Bradesco em oferecer um ambiente acolhedor é evidente no projeto arquitetônico das moradas de Canuanã em 2018. Os alunos tiveram participação ativa na definição das necessidades dos espaços, contribuindo para uma experiência única e positiva durante sua jornada escolar.
A interação entre corpos, ambientes democráticos e vivências enriquece o ambiente escolar, promovendo o desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes. A escola, como espaço de aprendizado e convivência, desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade em constante evolução.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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