Cidade com trilhas para todos os perfis, incluindo opções tranquilas, escadarias chumbadas, matas seguras e atividades guiadas com uso de equipamentos de segurança.
A cidade de São Bento do Sapucaí, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital de São Paulo, é conhecida por ser o destino perfeito para quem busca experiências de turismo de aventura na Serra da Mantiqueira. O MoNa (Monumento Natural Estadual) da Pedra do Baú, localizado na cidade, atrai visitantes de todo o mundo.
Além de ser o endereço do turismo de aventura em São Paulo, São Bento do Sapucaí oferece trilhas para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até experientes. Inclusive, crianças podem desfrutar do desafio de subir a escadaria com mais de 300 degraus e grampos de ferro chumbados na rocha. É uma oportunidade para aventura e descoberta da natureza. Com uma vista incrível do parque, quem não quer se aventurar e não se perder na beleza da natureza? São Bento do Sapucaí é um local que oferece opções para todos os gostos e preferências, tornando-se um destino imperdível para os amantes do turismo.
Turismo: 16 cidades para conhecer no litoral de São Paulo
Memorial Brumadinho homenageia as vítimas de rompimento de barragem São Paulo divulga agenda de Pré-Carnaval Do topo da Pedra do Baú, a visão única de São Paulo e da vizinha Minas Gerais é impressionante, cujo destino turístico mais conhecido por ali é Monte Verde. Turismo no Brasil é uma atividade em constante crescimento.
Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta
Aventura: trilhas tranquila e uso segurança
Trilhas em São Bento do SapucaíBauzinho Entre as trilhas mais conhecidas do destino, essa é a mais tranquila, indicada para todas as idades.
Turismo: atividade guiada e segurança
Do estacionamento, são cerca de 30 minutos de caminhada até o topo, um ponto conhecido para observação do pôr do sol. Os mais intrépidos contam também com um rapel nessa versão em miniatura da Pedra do Baú. A atividade no bico do Bauzinho é feita em duas partes: uma descida de 15 metros e outra de 45 metros. Autoguiada e ingresso a R$ 10 (taxa de preservação ambiental).
Ana ChataCom acesso pelo estacionamento do Chico Bento, essa trilha de 2h de duração até a base é recomendada para fazer com as crianças, segundo orientação da própria secretaria de Turismo da cidade. Já a subida é feita através de escadas, com passagem por uma caverna para chegar ao topo, onde é possível observar a Mantiqueira e as pedras do Baú e Bauzinho. Acompanhamento de guias, uso de equipamentos de segurança e agendamento prévio são obrigatórios.
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
Turismo: trilhas tranquila e uso segurança
Pedra do BaúApesar de ser a mais exigente das três, é recomendada também para todos os públicos. No total, são cerca de 3,5 km de extensão, incluindo uma caminhada de 1,8 km em meio à mata que segue até a base da Pedra do Baú. Pela face norte, a mais exposta da rocha, os visitantes sobem clipados durante todo o tempo e o grupo é conectado por uma mesma corda, exceto no cruzamento de algumas plataformas naturais mais largas que permitem a travessia com segurança. A experiência dura entre cinco e sete horas, incluindo a passagem pela Via Ferrata, uma escadaria de mais de 300 degraus com grampos de ferro chumbados na rocha.
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
Aventura: trilhas em São Bento do Sapucaí
A mais de 1.900 metros de altitude, a Pedra do Baú é a maior das três formações e oferece uma impressionante vista de 360 graus de toda a Serra da Mantiqueira. Embora seja uma trilha autoguiada, a Fundação Florestal, que faz a gestão compartilhada do atrativo com a prefeitura local, exige o uso de equipamentos de segurança, como cadeirinha, capacete e corda. Por isso, quem não tem experiência com a atividade e aquela parafernália toda, é extremamente recomendada a contratação de um guia de montanha que conheça não só a trilha, mas também as técnicas de escalada. É necessário também fazer agendamento prévio no site, cujos trâmites podem ser feitos pela agência contratada.
VEJA VÍDEO
Aventura: outras trilhas em São Bento do Sapucaí
Pedra da BalançaExcelente opção para quem prefere uma experiência mais leve, a mais de 1.500 metros de altitude. Após uma breve trilha tranquila, chega-se ao topo, onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica da região.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo