Inspirado por Ingrid Silva, ele ingressou no Dance Theatre of Harlem, após passar pelo Complexo do Alemão e pela Escola Estadual de Dança do Teatro Municipal do Rio, Tivoli.
Um jovem bailarino, que fazia parte de uma família pobre com oito filhos, estava prestes a desistir de sua paixão pela dança aos 15 anos de idade. No entanto, uma palestra da renomada bailarina brasileira Ingrid Silva o inspirou a continuar. A dança se tornou sua forma de expressão e libertação.
Hoje, o bailarino integra a prestigiada Dance Theatre of Harlem, uma companhia de dança mundialmente respeitada, criada no Harlem. Ele tem a oportunidade de dançar ao lado de Ingrid Silva, que se tornou uma fonte de inspiração para ele. A arte da dança é uma forma de autoexpressão e transformação. Como um artista e intérprete, ele busca transmitir emoções e histórias através de seus movimentos. Luís Fernando é um exemplo de como a paixão e a dedicação podem levar a grandes conquistas, e ele continua a inspirar outros dançarinos e artistas a seguir seus sonhos.
O Caminho do Bailarino
Luís Fernando Rego, um jovem bailarino de 23 anos, originário do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como oportunidades e exemplos podem mudar a vida de uma pessoa. Ele ingressou na prestigiada Dance Theatre of Harlem, em Nova York, e agora divide os palcos com a bailarina e ativista Ingrid Silva.
Apesar de ter crescido em uma família de oito irmãos, com uma mãe viúva que trabalhava como faxineira, doceira e vendedora de produtos de limpeza, Luís Fernando teve a oportunidade de ver sua irmã dançar em um projeto social. Isso o incentivou a ingressar no curso de dança, que o levou a conquistar bolsas de estudos e se profissionalizar como dançarino.
Um Exemplo Decisivo
Aos 15 anos, Luís Fernando assistiu a uma palestra da bailarina Ingrid Silva, que se tornou um exemplo decisivo para ele. Ele se identificou com a história dela, que veio da mesma cidade e superou obstáculos semelhantes. ‘Aquilo foi uma força a mais’, disse ele. Não imaginava que um dia dividiria os palcos com ela, mas Ingrid Silva também se refere a Luís Fernando como um parceiro talentoso. ‘Luís tem uma história lindíssima que é muito parecida com a minha. Fico muito feliz por tê-lo conhecido lá atrás, e hoje em dia ele estar dançando comigo’, compara.
Oportunidades para Dançar
Quando Luís Fernando tinha 13 anos, ele pensava que o balé era apenas para meninas. Mas ao ver sua irmã dançar em casa, ele entendeu que não era assim. Ela era aluna do projeto ViDançar, no Complexo do Alemão, e Luís Fernando se apaixonou pela dança. Ele ingressou no curso de dança e se formou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, oferecida pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Um Caminho Internacional
Em 2017, Luís Fernando conquistou uma bolsa integral na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Formado, ele atuou na Companhia Jovem do Bolshoi, mas não ficou por muito tempo. Em meio à pandemia de covid-19, Luís Fernando atravessou o oceano Atlântico para atuar no Tivoli Ballet Theatre, em Copenhagen, Dinamarca. Era a sua primeira experiência internacional. ‘Vi a oportunidade de sair do Brasil e fazer parte de um lugar economicamente muito bom’, disse ele.
Um Novo Capítulo
Em janeiro de 2023, Luís Fernando soube da seleção na Dance Theatre of Harlem, histórica companhia fundada em uma garagem no Harlem, em Nova York. Ele visitava um amigo em Nova York e disse ‘quero estar lá, vou estar lá’. E agora, ele divide os palcos com Ingrid Silva, uma bailarina e ativista que o inspirou a seguir em frente. ‘Tem espaço pra mim’, disse ele, referindo-se à Dance Theatre of Harlem.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo