ouça este conteúdo
Aeroporto de Incheon, perto de Seul, teve pousos e decolagens suspensos por cerca de três horas. Balão caiu próximo a terminal de passageiros, nesta quarta-feira. Autoridades acreditam que houve momentos de tensões entre passageiros.
Uma recente ocorrência de balões carregando resíduos da Coreia do Norte para a Coreia do Sul resultou no bloqueio de um terminal aéreo sul-coreano hoje (26). As atividades de pouso e decolagem foram interrompidas por três horas em Incheon, localizado a aproximadamente 30 km de Seul.
No entanto, a situação foi controlada e as aeronaves puderam retornar às operações normais após a breve pausa. A segurança nos aeródromos é fundamental para evitar incidentes relacionados à presença de balões transportando materiais perigosos.
Incidentes com Balões Causam Tensões na Península Coreana
Segundo as autoridades, uma nova leva de balões chegou a cair no pátio do aeródromo, próximo a um terminal de passageiros. Três balões que sobrevoavam a região foram derrubados, e vários outros foram avistados. Essa não foi a primeira vez que aeronaves norte-coreanas atrapalharam o tráfego aéreo do aeroporto de Incheon. Além da proximidade com Seul, o terminal está a 40 km da fronteira norte. O incidente obrigou o desvio de voos para outros terminais: sinônimo1, sinônimo2, sinônimo3, etc.
Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e, até mesmo, fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos. Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.
A crise dos balões levou a Coreia do Sul a suspender um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Com isso, atividades militares foram retomadas na região de fronteira. Ainda neste mês, militares sul-coreanos chegaram a disparar tiros de aviso após soldados da Coreia do Norte violarem a linha de demarcação de fronteira. Três incidentes do tipo aconteceram em menos de duas semanas. Autoridades acreditam que as invasões foram acidentais. No entanto, os episódios marcaram novos momentos de tensões entre as duas Coreias.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo