Seis atletas do Campeonato Brasileiro foram indicados, incluindo dois do Fluminense e Vasco, e um do Flamengo e Grêmio, no Futebol Internacional.
Desde 2012, quando Neymar foi indicado, o futebol brasileiro não tem conseguido colocar um representante na disputa da Bola de Ouro. Essa é uma situação que tem gerado preocupação entre os torcedores e especialistas do esporte.
No entanto, é importante notar que o futebol brasileiro ainda tem talentos que podem concorrer ao Troféu de melhor do mundo. Seis atletas que já foram indicados ao prêmio de melhor do mundo atuam hoje no futebol brasileiro, o que é uma Conquista importante para o esporte nacional. A Bola de Ouro é um prêmio cobiçado por todos os jogadores de futebol, e é um reconhecimento ao talento e à dedicação deles. O desafio agora é superar essa barreira e trazer o prêmio de volta ao Brasil.
Os Candidatos ao Prêmio Bola de Ouro
A edição de 2024 da Bola de Ouro está próxima de ser anunciada, e cinco jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro já foram indicados ao prêmio em anos anteriores. O vencedor será revelado em uma cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 28 de outubro. A Bola de Ouro é organizada pela revista France Football e é considerada um dos prêmios mais prestigiados do futebol mundial.
O último jogador brasileiro a ser indicado ao prêmio foi Neymar, em 2012. Agora, cinco jogadores que atuam no Brasileirão estão na lista de indicados. O Fluminense e o Vasco têm dois representantes cada, enquanto o Grêmio tem um jogador.
Os Jogadores Indicados à Bola de Ouro
Philippe Coutinho, jogador do Vasco, foi indicado à Bola de Ouro em 2017, quando defendia o Liverpool. Naquela temporada, o brasileiro foi destaque no meio de campo do time treinado por Jurgen Klopp, participando de 36 jogos e marcando 14 gols, além de fornecer 10 assistências. Coutinho ficou com a 29ª colocação na Bola de Ouro, empatado com o belga Dries Mertens, na época jogador do Napoli.
David Luiz, zagueiro do Flamengo, foi indicado à Bola de Ouro em 2014, quando atuava pelo Chelsea. Ele foi membro do time ideal da Bola de Ouro de 2014, ao lado de Thiago Silva, e parou na semifinal da Champions League de 2013/14 com o Chelsea. Luiz transferiu-se para o PSG ao final da temporada e ficou com a 21ª colocação na Bola de Ouro.
Diego Costa, atacante do Grêmio, foi campeão espanhol em 2014, quando defendia o Atlético de Madrid. Ele foi um dos destaques da Europa naquela temporada, marcando 36 gols e fornecendo quatro assistências em 52 jogos. Costa foi eleito o 11º melhor jogador do mundo de 2014 e ficou com a 11ª colocação na Bola de Ouro.
Marcelo, lateral-esquerdo do Fluminense, foi indicado à Bola de Ouro nas edições de 2017 e 2018. Ele foi campeão da Champions League pelo Real Madrid nos dois anos em que foi indicado ao prêmio. Marcelo foi o 16º em 2017 e ficou com a 22ª colocação em 2018, empatado com Sadio Mané (Liverpool) e Edinson Cavani (PSG).
Dimitri Payet, jogador do Vasco, também já esteve entre os indicados à Bola de Ouro. Em 2016, o francês defendia o West Ham, da Inglaterra, quando entrou na lista dos melhores jogadores do mundo. Payet foi vice-campeão da Eurocopa daquele ano com a França e ficou com a 17ª colocação na Bola de Ouro, empatado com Luka Modric e outros jogadores.
Esses jogadores são os candidatos ao prêmio Bola de Ouro que atuam no Campeonato Brasileiro. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 28 de outubro.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo