Bolsa de Xangai sobe 4% após feriado da Golden Week, enquanto Comissão Nacional de Desenvolvimento Econômico anuncia taxas de juros mais altas para Treasuries.
As bolsas da Ásia registraram uma queda generalizada, com destaque para a Bolsa de Hong Kong, que teve seu pior desempenho diário em quase dois anos, com uma baixa de mais de 9%. Isso ocorreu após as autoridades chinesas não apresentarem novos estímulos, o que gerou uma grande decepção no mercado. A Bolsa de Xangai, por outro lado, retornou de um feriado de uma semana e surpreendeu com um aumento de 4%.
No Japão, o índice Nikkei 225 caiu 1% e fechou em 38.937,54 pontos, enquanto na Coreia do Sul, o índice Kospi também registrou uma queda de 0,61% e fechou em 2.594,36 pontos. O mercado está em alerta, aguardando novos sinais de recuperação. A Bolsa de Hong Kong continua sendo um dos principais focos de atenção, devido à sua grande influência no Mercado Asiático. A incerteza econômica continua a afetar os investidores.
Flutuações no Mercado Asiático
A Bolsa de Hong Kong experimentou uma queda significativa, com o índice Hang Seng fechando em 20.926,79 pontos, uma perda de 9,41%. Já na China continental, o índice Xangai Composto apresentou um desempenho oposto, subindo 4,59% e atingindo 3.489,77 pontos. A Bolsa de Hong Kong foi afetada negativamente devido à falta de anúncios de estímulo econômico por parte da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, agência de planejamento econômico da China. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma expressou confiança em atingir suas metas anuais de desenvolvimento econômico e social, o que não foi suficiente para impulsionar a Bolsa.
Reações no Mercado
O índice Xangai Composto, embora tenha fechado em alta, esconde o fato de que havia subido mais de 10% na abertura, após o retorno do feriado da Golden Week. Desde 23 de setembro, o índice apresentou um aumento de 27%, de acordo com relatório do Rabobank. Em Tóquio, as ações caíram devido às perdas nas Bolsas de Nova York, impulsionadas pelo avanço nas taxas de Treasuries após o relatório forte de empregos de setembro nos Estados Unidos. Isso elevou o sentimento de que o Federal Reserve (Fed) irá reduzir o ritmo dos cortes de juros no país, afetando a Bolsa.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo