Investidores analisam dados macroeconômicos e índice de PMI composto preliminar de novembro. Nasdaq recua com ações da Nvidia e Alphabet.
Com o mercado financeiro em alta, investidores começam a reavaliar suas estratégias no mercado acionário, voltando-se para a bolsa como opção para investir. Neste cenário, a bolsa torna-se uma alternativa atraente para aqueles que buscam aumentar seu capital.
Os principais índices das bolsas de Nova York operam sem direção comum, mas caminham para terminar a semana com ganhos. No entanto, a escalada tem sido mais leve do que os investidores esperavam. O pesquisador de capital da empresa D. E. Shaw, Adam Parker, avalia que o mercado se encontra na mesma margem de negociação do que as altas mais dramáticas da bolsa.
Capital em movimento: mercado financeiro responde a novas informações
O mundo dos investimentos está em ebulição, com novas informações emergindo a cada momento. É o caso das notícias recentes que afetaram a bolsa, onde o Nasdaq teve uma queda de 0,23%, fechando a 18.931. As bolsas estão muito sensíveis a mudanças nos mercados financeiros, e isso é especialmente óbvio nestes momentos.
Índice de gerente de compras: PMI de novembro supera expectativas
O índice de gerente de compras (PMI) composto preliminar da S&P Global atingiu seu maior nível em 31 meses, alcançando 55,3 pontos em novembro, ante 54,1 no mês anterior. Isso é uma excelente notícia para os investidores, que buscam sinais de recuperação no mercado. Além disso, o PMI de serviços subiu para 57, o maior patamar em 32 meses, enquanto o PMI industrial, embora ainda em nível de retração, alcançou 48,8, o melhor resultado em quatro meses.
Índice de sentimento do consumidor: uma leitura abaixo das expectativas
No entanto, a notícia não é toda boa. O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, subiu apenas para 71,8 pontos em novembro, abaixo das expectativas de analistas que apontavam para uma alta maior, de 73,5 pontos. Isso pode ser um sinal de que a recuperação econômica ainda está longe de ser completa.
Resultados de empresas: Gap e Nvidia
Entre as empresas, a Gap sobe 8% após anunciar lucro acima das estimativas e aumentar sua perspectiva de vendas para o ano. Já a Nvidia recua 1% após a empresa anunciar projeções não tão fortes quanto alguns em Wall Street esperavam. O papel da Alphabet, dona do Google, também cai na mesma intensidade.
Política do Federal Reserve: cortes nas taxas?
Além disso, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, pareceu defender uma política restritiva por mais algum tempo, o que pode afetar o mercado financeiro. No entanto, isso ainda permite cortes nas taxas, já que as taxas reais aumentaram neste ano, diz o UBS, em relatório. Isso é uma boa notícia para os investidores, que buscam sinais de que o Federal Reserve está disposto a relaxar a política monetária.
Compromissos e expectativas
O resultado final de novembro inclui também pesquisas feitas após as eleições, e que não constavam na primeira leitura. Isso pode ser um fator de incerteza para os investidores, que precisam ajustar suas expectativas e estratégias de investimento conforme as novas informações emergem.
Novembro: um mês de mudanças
Novembro foi um mês de mudanças no mercado financeiro, com novas informações emergindo a cada momento. É um desafio para os investidores, que precisam estar atentos e adaptáveis para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo