ouça este conteúdo
O aumento de ações levou a preocupações crescentes no setor financeiro, conforme relatório do índice pan-europeu da Bolsa de Frankfurt.
As preocupações com uma queda mais acentuada na economia dos Estados Unidos foram intensificadas hoje com o relatório de criação de empregos do país, o payroll, que revelou uma queda na geração de empregos abaixo das expectativas e um aumento na taxa de desemprego acima do previsto.
A possibilidade de uma redução significativa na atividade econômica dos EUA preocupa investidores e analistas, que agora temem os impactos dessa queda nos mercados globais. A divulgação do payroll trouxe à tona a necessidade de medidas para evitar uma redução ainda maior na criação de empregos e uma queda mais brusca na economia do país.
Queda nos Mercados de Ações Europeus Reflete Preocupações Econômicas
Como desdobramento das últimas movimentações, os mercados de ações europeus encerraram a sessão de sexta-feira (2) com uma queda acentuada. A retração impactou especialmente empresas do setor tecnológico e do setor financeiro, enquanto os mercados permaneceram vigilantes em relação aos relatórios financeiros. Ao término das transações, o índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma redução de 2,82%, atingindo os 497,38 pontos. O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, apresentou uma diminuição de 2,42%; o Cac-40, de Paris, teve uma queda de 1,83% e o FTSE 100, da Bolsa de Londres, registrou uma redução de 1,44%.
Os Estados Unidos reportaram a criação de 114 mil novas vagas de emprego em julho, representando uma redução em relação ao total revisado de 179 mil postos de trabalho abertos em junho. O número ficou significativamente abaixo das projeções, uma vez que os analistas estimavam a criação de 178 mil vagas no último mês. Paralelamente, a taxa de desemprego aumentou 0,2 pontos percentuais, atingindo 4,3% no mês, superando as expectativas que apontavam para um índice de desemprego de 4,10%. Esta é a maior taxa de desemprego desde novembro de 2021.
As crescentes preocupações em relação à economia americana se somam aos resultados corporativos aquém do esperado da Amazon e da Intel, refletindo-se nas bolsas europeias. Em Amsterdã, as ações da ASML sofreram uma redução de 11,18%, evidenciando a instabilidade nos mercados financeiros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo