Delegação da ApexBrasil e do Sebrae no GITEX Global apresenta 45 startups e 4 hubs de inovação, destacando ecossistemas de inovação e roadshow.
O Brasil consolidou sua posição no cenário internacional de inovação e tecnologia ao ampliar sua presença no GITEX Global, realizado anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A missão promovida pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae contou com um aumento significativo de startups, passando de 20 para 45 empresas inovadoras.
Essa expansão reflete o crescimento das empresas de tecnologia brasileiras e a importância do GITEX Global como plataforma para promover negócios brasileiros no exterior. Além disso, a presença de quatro hubs de inovação e a ocupação de dois pavilhões no Expand North Star, convenção dedicada a startups dentro do evento de inovação e tecnologia, demonstra o compromisso do país em fomentar a inovação e o empreendedorismo. A inovação é o futuro do Brasil e eventos como o GITEX Global são fundamentais para impulsionar esse crescimento.
Expansão de Startups Brasileiras nos Emirados Árabes Unidos
A expansão das startups brasileiras nos Emirados Árabes Unidos se deu após a aproximação com o Dubai World Trade Center e a Câmara de Economia Digital de Dubai. Em abril, as duas instituições viajaram ao Brasil para conhecer os ecossistemas de inovação de São Paulo e Florianópolis e divulgar a GITEX Global, que reúne 1,8 mil empresas de tecnologia, 650 palestrantes e mais de 1 mil investidores.
A escolha dessas duas regiões foi estratégica, pois são os principais pólos de inovação de base tecnológica do país. A ideia é que os emiradenses conheçam mais soluções e potências do Brasil, como afirma Tatiana Riera, gerente geral do escritório da ApexBrasil em Dubai. ‘Queríamos abarcar duas regiões que tivessem ecossistemas pujantes no país, e esses são os dois principais pólos de inovação de base tecnológica atualmente.’
Startups Brasileiras na GITEX Global
A organização pretende aumentar ainda mais a exposição de negócios brasileiros nos Emirados Árabes Unidos, na própria GITEX e também mapeando novas oportunidades de participação em eventos de outros nichos. ‘Nós sempre temos procura e há uma resposta muito boa do mercado local para startups brasileiras. Temos de achar outros eventos pra trabalhar nichos, como a bioeconomia’, pontua Riera.
A delegação brasileira na GITEX Global incluiu Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Sapiens Parque e Inaitec, de Santa Catarina, e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (Pit), de São Paulo. Para a escolha das startups, os requisitos mínimos eram ser uma empresa de base tecnológica e ter material de promoção e site em inglês — o empreendedor também deveria falar o idioma.
Startups Brasileiras em Destaque
Uma das participantes é a deeptech SpySkyTech, que utiliza inteligência artificial para transformar imagens de câmeras em dados para auxiliar na tomada de decisão por empresas, atuando em setores como infraestrutura, segurança e varejo. Fundada há 15 meses, a startup paulista foi uma das 15 selecionadas entre empresas de todo o mundo que participam do evento para apresentar a solução a Omar Sultan Al Olama, Ministro de Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicação para Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos.
Bootstrap, a startup espera sair da feira com um deal de investimento e agora passou a considerar Dubai para a internacionalização. ‘Estar aqui e conhecer o ecossistema local, ter sido convidado pelo ministro para conversar, coloca a região no radar… Junta a fome com a vontade de comer’, comenta Adriano Leão, fundador da startup.
Interesse dos Brasileiros pela Região
‘Temos visto um crescimento do interesse dos brasileiros por essa região a cada ano. 90% das startups presentes nesta edição nunca vieram para cá. Apesar de ainda ser uma região distante geograficamente e culturalmente, os brasileiros estão começando a perceber o potencial dos Emirados Árabes Unidos como um mercado em crescimento e com oportunidades de negócios’, afirma Riera.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo