O Projeto Ser+ fortalece a cadeia de reciclagem com ações como capacitação de trabalhadores e saúde e segurança do trabalho no Fórum de Líderes.
O Projeto Ser+ tem sido um marco importante na histórico da Braskem, pois Criado em 2009, ele visa a grande realização de iniciativas de reciclagem que fortalecem a cadeia de reciclagem no Brasil. Com o objetivo de melhorar o futuro com ações concretas, a empresa tem demonstrado um compromisso claro com o desenvolvimento sustentável do país.
A partir de 2024, as ações do Projeto Ser+ em São Paulo passaram a se concentrar na inclusão social de comunidades marginalizadas, proporcionando meios para a capacitação de trabalhadores no ramo da reciclagem e promovendo desenvolvimento socioeconômico de cooperativas de triagem de resíduos. Além disso, a iniciativa também inclui ações de reciclagem sustentável, como a coleta seletiva de materiais recicláveis, buscando minimizar o impacto ambiental. A Braskem, por meio do Projeto Ser+, demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo uma sociedade mais inclusiva e equilibrada, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Projeto Ser+: Transformando Vidas por Meio da Reciclagem
Ao longo de um período, o Projeto Ser+ realizou várias atividades inovadoras, destacando-se o Fórum de Líderes, que discutiu estratégias de comercialização com a indústria e elaboração de propostas para editais do Governo Federal. Além disso, o projeto organizou eventos focados na saúde e segurança do trabalho, com um olhar especial para a saúde dos catadores de materiais reciclados. Essas ações visam não apenas melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também contribuir para um desenvolvimento socioeconômico sustentável e inclusivo.
Parcerias Sustentáveis
Com o Ser+, o objetivo é ir além do gerenciamento de resíduos, investindo na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Acreditamos no potencial das cooperativas como agentes de mudança e trabalhamos para que seus membros tenham mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida. ‘Nossa abordagem é integral, considerando a saúde, a segurança e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores’, afirma Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais Sudeste da Braskem.
Ação no Campo
Em São Paulo, cinco cooperativas participaram do programa Ser+, beneficiando 222 cooperados. Na Cooper Pires, por exemplo, foi realizada uma capacitação que reuniu especialistas em segurança, saúde e psicologia, com o foco no bem-estar físico e mental dos cooperados. Já na Chico Mendes, localizada na capital paulista, ocorreu uma limpeza completa do espaço, reorganizando o layout produtivo para maior eficiência e segurança. Outras ações destacadas incluíram orientações técnicas, auxílio no armazenamento e venda de materiais, além de diálogos estratégicos com o poder público para fortalecer parcerias locais.
A Cadeia de Reciclagem: Um Modelo de Sucesso
O Projeto Ser+ está comprometido em fortalecer a cadeia de reciclagem e ampliar seu impacto socioambiental, consolidando-se como uma referência no setor. ‘Nossa missão é transformar vidas por meio de iniciativas que gerem impacto social e ambiental’, enfatiza Alexandra. Com um olhar voltado ao futuro, o Ser+ continua a trabalhar em parceria com cooperativas, poder público e sociedade civil para construir um futuro mais sustentável e inclusivo.
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo