ouça este conteúdo
O Burj Khalifa é um marco arquitetônico de Dubai, símbolo de poder e referencial entre as construções de arranha-céus.
Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo. Além do papel que exerce como ponto turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o empreendimento é um marco arquitetônico e um símbolo de poder. Inaugurado em 2010, o prédio inspira engenheiros, atrai turistas e é visto como referencial para outras construções.
O edifício se destaca não apenas por sua altura imponente, mas também por sua arquitetura inovadora e design impressionante. Localizado no coração de Dubai, o prédio oferece vistas deslumbrantes da cidade e do deserto ao redor. Sua presença no horizonte é icônica, atraindo visitantes de todo o mundo em busca de uma experiência única. O Burj Khalifa representa a grandiosidade da engenharia moderna e a visão audaciosa por trás de cada edifício extraordinário.
Os 10 maiores prédios do mundo e a grandiosidade de Balneário Camboriú
Quem já visitou Balneário Camboriú, por exemplo, certamente ficou impressionado com a altura dos prédios da cidade. A região é famosa em todo o país pela quantidade de arranha-céus que possui. Não é para menos. Sete dos 10 edifícios mais altos do Brasil estão lá, de acordo com informações do The Skyscraper Center.
Os maiores prédios do país são as duas torres vizinhas localizadas na Orla do litoral catarinense, conhecidas como Yachthouse by Pininfarina Tower 2 e Yachthouse by Pininfarina Tower 1. Em meados de 2024, após a adição de pináculos decorativos no topo, essas torres alcançaram a posição de destaque. Com a elevação de 281 para 294 metros de altura, esses dois prédios ultrapassaram a One Tower, que antes ocupava o topo da lista e também está situada em Balneário Camboriú, com 290 metros de altura.
Além da imponência dessas construções, um dos prédios ganhou destaque na mídia quando foi revelado que uma das quatro coberturas duplex, com cerca de 1 mil m² de área privativa e avaliadas entre R$ 60 e R$ 80 milhões, foi adquirida pelo jogador Neymar Jr.
Os 10 prédios mais altos do Brasil e a comparação internacional
Apesar da altura desses edifícios, o maior prédio do Brasil não figura nem entre os 100 maiores do mundo. O Mercury City Tower, um prédio misto construído em Moscou em 2013, possui 339 metros de altura e ocupa a 100ª posição na lista global. Para se ter uma ideia da magnitude, ele tem menos da metade da altura do Burj Khalifa.
A construção do Burj Khalifa, também conhecido como ‘Torre Khalifa’, teve início em 2004 e todo o projeto custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A iniciativa partiu de uma decisão do governo local de diversificar a economia, que até então dependia totalmente do petróleo, e de fortalecer a reputação internacional do país.
O nome do prédio é uma homenagem ao líder de Abu Dhabi e ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa ibn Zayed Al Nahyan. Com um design inspirado em uma flor do deserto chamada ‘Spider Lily’, o Burj Khalifa abriga escritórios, residências de luxo, restaurantes e diversas instalações de saúde. Com seus 57 elevadores, quatro piscinas e dois decks de observação, o prédio é frequentemente chamado de ‘cidade vertical’.
O fascínio dos brasileiros pelo mercado imobiliário de Dubai
O mirante localizado a 555 metros de altura, no 148º andar do Burj Khalifa, proporciona uma vista panorâmica da cidade em miniatura. Além do tamanho impressionante, o prédio se destaca pelo luxo em todos os detalhes. O design do hotel, com 160 quartos e suítes, tem a assinatura do estilista.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo