Cena de filme: tubarão e salva-vidas em região costeira. Bióloga marinha confirma morte do tubarão devido a lesões no cérebro após interação em estado de frenesi.
Em uma cena inusitada, um cão corajoso decidiu enfrentar um tubarão-azul que estava se aproximando da praia, em Dénia, região costeira de Valência, na Espanha. O animal, que media cerca de dois metros, parecia não ser uma ameaça para os banhistas, mas o cãozinho não quis correr riscos e resolveu agir.
Com uma determinação impressionante, o cão pulou no mar e nadou em direção ao tubarão, um verdadeiro gigante marinho. Sem hesitar, o cão deu uma mordida na cauda do peixe, que parecia não se importar com a presença do cão. O tubarão, apesar de seu tamanho, não reagiu ao ataque do cão. Depois de sua corajosa ação, o cãozinho voltou para a praia, feliz e sem nenhum ferimento, enquanto o tubarão continuou a nadar tranquilamente. A cena foi gravada no domingo (22) e mostra a bravura do cão em defesa de seu território.
O Encontro Inesperado entre um Tubarão e um Cachorro
Um vídeo viral no TikTok, com mais de 9 milhões de visualizações, mostra um encontro inesperado entre um tubarão e um cachorro em uma praia. O autor da gravação, David López, de 20 anos, conta que estava na praia quando avistou o tubarão se aproximando. ‘Chamamos os salva-vidas, e eles chamaram o aquário para vir socorrê-lo na beira. Um senhor ao lado era o dono do cachorro, que começou a latir para o tubarão. Então o senhor me disse: ‘Vou soltar ele para ver o que faz’. O cachorro correu atrás do tubarão, mordeu o rabo e voltou. Parecia cena de filme‘, disse o jovem.
O incidente gerou uma grande reação nas redes sociais, com usuários brincando sobre a atitude do cachorro. ‘O cachorro: naquele dia eu acordei muito louco’, ‘quem tem medo de morrer, não pode nem nascer’, ‘os outros cachorros apostando que ele não teria coragem de nadar até lá’. 🦈 🐕
O Fim Trágico do Tubarão
Embora nenhum dos animais tenha se ferido durante a interação, o tubarão foi encontrado morto nesta terça-feira (24) por especialistas do aquário Oceanogràfic de Valência. A causa da morte foi uma lesão no cérebro do animal feita por choque contra um peixe-espada. Segundo nota publicada pela organização, o incidente não é isolado. Nos últimos anos, foram documentados vários casos de tubarões-azuis com lesões provocadas por peixes-espada, o que levou a comunidade científica a investir em pesquisas sobre o tema.
A bióloga marinha Isabella Moya Lara explicou que é provável que o tubarão já estivesse machucado no domingo. ‘O tubarão-azul é comum em águas tropicais, embora seja tido como um tubarão oceânico. Então, por ter sido encontrado próximo à costa, pode ser que ele estivesse com alguma debilidade/fraqueza, deixando-o desnorteado, o que explica a falta de reação à aproximação do cachorro’, afirmou. Ela explica, ainda, que o tubarão certamente não estava em momento de alimentação. ‘Eles entram num estado de ‘frenesi’, que é um dos motivos para a ocorrência dos incidentes com tubarões. Nesse estado, eles tendem a explorar tudo o que está ao alcance deles, e certamente teria reagido ao contato do cachorro’, diz.
O incidente serve como um lembrete da importância de respeitar o habitat natural dos tubarões, gigantes marinhos que merecem nossa admiração e cuidado. Além disso, é fundamental lembrar que os tubarões são animais selvagens e devem ser tratados com cautela e respeito.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo