Uso reiterado da palavra ‘coisa’ em crônica com intertextualidade a músicas de Caetano é relevante para a função poética.
Em um processo de revisão que começou em setembro do ano passado, os organizadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, após revisão da questão em questão, decidiram que a resposta correta para a questão que citava músicas do Caetano Veloso era a alternativa que fazia referência à música “Cucurrucu Paloma”.
Com a alteração nos resultados de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Caetano Veloso já não tem mais um grande amigo no mundo do Enem, que é o Gilberto Gil (outro grande expoente da MPB), mas isso não impede que o Caetano Veloso seja alvo de muitas críticas de todos os lados, cada vez que há uma alteração nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Caetano Veloso & Tati Bernardi: Desentranhando a questão polêmica
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial da prova de Linguagens da educação básica, que foi realizada em outubro. A questão 33, da prova Verde, 20, da Azul, 8, da Branca e 45, da Amarela, foi polêmica e gerou discussões.
Caetano Veloso e a questão polêmica
A questão em questão foi sobre a crônica de Tati Bernardi, em que ela faz uma reflexão metalinguística e emprega a palavra ‘coisa’ 11 vezes. Em sua crônica, Tati Bernardi faz referência a versos cantados por Caetano Veloso, como ‘Qualquer Coisa’, ‘Sampa’, ‘Lindeza’ e ‘Samba de Verão’. Essa abordagem gerou debate sobre a progressão textual.
Alternativas para a questão
As duas alternativas foram a repetição da palavra ‘coisa’ e sua função poética no texto, ou a intertextualidade, marcada pela citação de versos de letras de canções, como sugerido por Caetano Veloso. Eduardo Calbucci, professor do Anglo, defendeu a alternativa C, enquanto Caetano Veloso defendeu a alternativa A. O Inep, por fim, classificou a alternativa C como a certa.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo