Calendário litúrgico católico cresceu 300% desde o início do ano. Especialistas dizem que ainda é possível aproveitar a “onda natalina”.
A tradição do advento, que antes era praticada em países europeus, somente recentemente começou a ganhar espaço no Brasil, sobretudo em lojas especializadas em produtos religiosos e artesanais. Uma das razões que justificam o interesse das empresas em investir nesse tipo de produto, é o fato de que o calendário do advento é uma ferramenta de marketing disponibilizada gratuitamente às empresas. Isso significa que empresas podem usar o calendário do advento como uma ferramenta de marketing de forma gratuita. Com o advento, a expectativa de Natal é ainda mais intensa e, por isso, as empresas aproveitam para se promover. É um período no qual as pessoas estão mais propensas a adquirir produtos e serviços, e, por isso, as empresas não perdem a chance de Ano Novo ser uma oportunidade para promover seus produtos. É possível observar, no entanto, que, com o advento, o clima para o Fim do Ano é ainda mais animado e, por isso, as empresas aproveitam para promover seus produtos. Com o advento, a expectativa de Ano é ainda mais intensa e, por isso, as empresas aproveitam para se promover.
Um Calendário de Espera
O Natal, um momento de celebração e reflexão, é precedido pelo tempo de preparação conhecido como Advento. Este período é fundamental para os cristãos, marcando o início de um novo Ano Litúrgico católico. No entanto, a data exata do início do Advento pode variar, ocorrendo no domingo mais próximo da festa de Santo André, em 30 de novembro, e durando quatro semanas.
De acordo com o Museu do Natal Alemão, o primeiro registro do calendário do advento remonta a um livro infantil, escrito por Elise Averdieck, onde a mãe da personagem principal colava uma imagem na parede a cada dia, contando 24 dias para a chegada do Natal. Esta prática se espalhou, e crianças começaram a apagar riscos feitos com giz nas paredes ou nas portas das casas, enquanto outras colocavam diariamente pedaços de palha na manjedoura, ou acendiam velas com 24 marcas. Nas famílias mais abastadas, eles comiam um biscoito de gengibre a cada dia, como relata Roselaine Oliveira Pedro, analista de negócios do Sebrae-SP.
Uma Indústria em Crescimento
As primeiras vertentes comerciais da tradição do calendário do advento surgiram no final do século 19 e início do século 20. A primeira versão com caixinhas contendo pequenas surpresas a cada dia é creditada a Gerhard Lang, que criou um calendário com espaços para pequenos chocolates em 1926. No Brasil, empresas como O Boticário e Trussardi já incorporaram a ideia ao portfólio. A adesão das empresas ocorre em virtude do potencial de criar experiências de consumo variadas e associadas às marcas, como afirma Roselaine Pedro.
Uma Busca em Crescimento
O termo ‘calendário do advento’ aumentou 300% no Brasil no período de outubro a novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o Pinterest. Em relação a setembro a outubro deste ano, a busca já cresceu 2.500%. Pequenos negócios também perceberam o aumento da procura. Thais Regina Pelanda Taborda, fundadora da Thais Pelanda, confeitaria artesanal especializada em cookies, criou o primeiro calendário do advento da marca em 2023. Neste ano, a empresa já registra aumento de 30% nas vendas do produto em comparação com o ano anterior.
Vendido por R$ 219, o item traz os doces mais pedidos na loja. A expectativa da empreendedora era fabricar 30 unidades em 2024, mas, até agora, já foram produzidas 50 unidades do produto. Pelanda estima que o calendário representará cerca de 20% do faturamento da empresa nos últimos meses de 2024. ‘Acho que o sucesso acontece por ser algo que vai além do que produzimos sempre. São pessoas que procuram pela memória afetiva que o Natal representa. O fato de ter atividades, comidas, frases e lembranças de Natal une a família,’ diz Thais Pelanda.
Uma Conquista de Reconhecimento
A busca por trazer produtos diferentes no fim de ano e conquistar reconhecimento na data comemorativa foi também o que levou Daniela Gotthilf Halbreich a oferecer o calendário do advento na sua loja, um calendário do advento com pequenas surpresas a cada dia. ‘Queremos proporcionar um momento de reflexão e celebração, e o calendário do advento é uma forma de criar uma atmosfera aconchegante e especial para as famílias,’ afirma.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo