Com apenas quatro rodadas para o fim do Brasileirão, 11 times estão em risco de rebaixamento.
O Campeonato Brasileiro está prestes a encerrar sua temporada, com apenas quatro rodadas restantes, e o clima é de grande expectativa, especialmente quando se pensa na disputa contra o rebaixamento. Com onze times ainda em perigo de queda para a Série B, a situação é tensa. Entre eles, o Atlético-GO é o mais afastado de escapar do rebaixamento.
Pela análise do rebaixamento, é claro que alguns times correm um alto risco de sofrer a queda para a segunda divisão. Além disso, a perda de pontos em rodadas importantes tem sido um grande problema para esses times. A descida é sempre uma opção considerada quando um clube não consegue manter um bom desempenho, mas agora, com o rebaixamento tão próximo, essa possibilidade parece cada vez mais real para alguns deles.
Rebaixamento: Qual é o caminho mais difícil para a temporada?
O ge traçou o destino destas 11 equipes na reta final do Campeonato Brasileiro, e não é para menos a preocupação com o rebaixamento! Quem terá a vida mais fácil? E quem tem a rota mais complicada? Para definir um índice de dificuldade, foram considerados os pontos dos quatro adversários que cada time enfrentará. O que se descobriu? O Vitória tem o caminho mais difícil, pegando três times do G4: o Botafogo, o Fortaleza e o Flamengo!
Rebaixamento: Onde está a perda de pontos?
Por outro lado, o Grêmio também tem uma sequência complicada, enfrentando o São Paulo, o Cruzeiro e o Corinthians. E o Vasco tem uma sequência menos pesada, com os dois últimos colocados, Cuiabá e Atlético-GO, pela frente? Sequência e nível de dificuldade:
Vitória – 12º, 41 pontos: Sequência: Botafogo (F), Fortaleza (C), Grêmio (C) e Flamengo (F); adversários somam 235 pontos.
Grêmio – 13º, 40 pontos: Sequência: Cruzeiro (F), São Paulo (C), Vitória (F) e Corinthians (C); adversários somam 190 pontos.
Bragantino – 18º, 37 pontos: Sequência: Internacional (F), Cruzeiro (C), Athletico (F) e Criciúma (C); adversários somam 186 pontos.
Criciúma – 17º, 37 pontos: Sequência: Fluminense (F), Corinthians (C), Flamengo (C) e Bragantino (F); adversários somam 181 pontos.
Atlético-MG – 11º, 43 pontos: Sequência: São Paulo (F), Juventude (C), Vasco (F) e Athletico (C); adversários somam 179 pontos.
Juventude – 16º, 38 pontos: Sequência: Cuiabá (C), Atlético-MG (F), São Paulo (F) e Cruzeiro (C); adversários somam 177 pontos.
Fluminense – 15º, 38 pontos: Sequência: Criciúma (C), Athletico (F), Cuiabá (C) e Palmeiras (F); adversários somam 173 pontos.
Corinthians – 9º, 44 pontos: Sequência: Vasco (C), Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F); adversários somam 166 pontos.
Cuiabá – 19º, 29 pontos: Sequência: Juventude (F), Bahia (C), Fluminense (F) e Vasco (C); adversários somam 165 pontos.
Athletico – 14º, 40 pontos: Sequência: Bahia (F), Fluminense (C), Bragantino (C) e Atlético-MG (F); adversários somam 164 pontos.
Vasco – 10º, 43 pontos: Sequência: Corinthians (F), Atlético-GO (C), Atlético-MG (C) e Cuiabá (F); adversários somam 142 pontos.
Queda no ranking: Quais são os principais confrontos?
Dos próximos 40 jogos, 14 serão confrontos diretos envolvendo esses 11 times que estão na briga contra o rebaixamento, sendo quatro na penúltima rodada e outros quatro na última rodada. Corinthians, Vasco, Athletico, Fluminense, Criciúma e Cuiabá vão fazer três das próximas quatro partidas contra equipes que buscam a permanência na Série A.
Veja os confrontos diretos por rodada:
35ª rodada: Corinthians x Vasco, Juventude x Cuiabá, Fluminense x Criciúma
36ª rodada: Criciúma x Corinthians, Atlético-MG x Juventude, Athletico x Fluminense
37ª rodada: Vasco x Atlético-MG, Vitória x Grêmio, Athletico x Bragantino, Fluminense x Cuiabá
38ª rodada: Grêmio x Corinthians, Cuiabá x Vasco, Atlético-MG x Athletico, Bragantino x Criciúma
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo