Durante três dias, Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências na Rede Nacional de implementaram o Programa Dinheiro Direto na Escola, articulando com a SEB e Corpo de Ensino da Escola Fundamental da Rede para o Desenvolvimento Integral dos Estudantes.
Em 2022, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o 2º Encontro Formativo da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea) em Brasília (DF), com o objetivo de fortalecer a inclusão e a participação dos adolescentes nas escolas, contribuindo para a qualidade da Educação. A política visa garantir um ambiente acolhedor para os jovens nas instituições escolares, estimulando a proatividade e a autonomia dos estudantes.
O 2º Encontro Formativo da Renapea, realizado de 9 a 11 de dezembro de 2022, em Brasília (DF), contou com a participação de profissionais e estudantes de diversas regiões do país, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a Educação. O evento buscou fortalecer a articulação entre as instituições escolares e a sociedade civil, visando a melhoria da qualidade da Educação. Além disso, a Renapea promove ações conjuntas para potencializar a eficácia do Programa Escola das Adolescências, com o objetivo de fortalecer a educação e a inclusão social.
Reunião de Técnicos Fortalece a Educação
Com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, a expectativa é melhorar significativamente o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes. Durante o evento, técnicos articuladores do Programa Escola das Adolescências de todos os estados do país compartilharam suas experiências, vivências e planejaram oficinas para a implementação da política nos territórios. A coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, ressaltou que o encontro permitiu a troca de experiências entre as redes sobre as estratégias de apoio às transições escolares em curso e aprofundou a compreensão sobre a organização curricular e pedagógica da política, que visa ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes adolescentes. Além disso, foram realizadas oficinas pedagógicas com os materiais de apoio para a implementação dos Clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e de Corporeidade e de Humanidades e Cidadania do Programa Escola das Adolescências.
A formação é de extrema importância para orientar os entes subnacionais na implementação das ações de eixo de organização curricular e pedagógica do Programa Escola das Adolescências. A adesão foi finalizada e 17.639 escolas de anos finais, de 3.849 redes municipais e 27 redes estaduais, pactuaram a implementação das ações de inovação curricular. O MEC investiu R$ 110,2 milhões, informou a coordenadora. Em diferentes oficinas formativas, os técnicos da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea) puderam conhecer os guias de apoio técnico aos Clubes de Letramentos, tirar as dúvidas com os especialistas autores dos Cadernos de Inovação Curricular e planejar a implementação nas escolas de anos finais que aderiram ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola das Adolescências, a partir do ano de 2025.
Segundo a técnica da Renapea do estado do Rio de Janeiro, Rita Manhães, o encontro foi muito significativo para a educação pública do território brasileiro. ‘O Escola das Adolescências é a maior e melhor iniciativa que vivemos após muito tempo sem ações normativas para esse segmento de ensino. As discussões realizadas nos levaram a refletir sobre uma mudança de concepção do que e como trabalhar com nossos adolescentes para que melhor aprendam e se desenvolvam’, considerou. Manhães destacou, ainda, que o encontro contribuiu muito para a integração entre estados e municípios e foi fundamental para a governança do Escola das Adolescências. ‘Conhecemos todas as etapas apresentadas, de forma clara e planejada’, disse. Participantes – Também estiveram presentes no encontro a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica, Ana Valéria Dantas; a coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Mariana Filizola; a oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Maria Rehden; o especialista Herbert Gomes, da Universidade Federal da Bahia.
Fonte: © MEC GOV.br
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