Provas em 228 municípios de todos estados no Concurso Nacional: Plano Especial de Trânsito, Transporte Público, Locais de Prova, Fuso Horário Diferente.
Diversas cidades que sediarão o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no próximo domingo (18), organizaram um plano especial de tráfego e transporte coletivo para atender aos candidatos do certame. O evento contará com a participação de mais de 2,1 milhões de inscritos, que realizarão as provas em dois períodos, abrangendo 228 municípios de todo o país.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é uma oportunidade única para os candidatos demonstrarem seus conhecimentos e habilidades por meio das provas e exames aplicados. A expectativa é de que os participantes sejam avaliados de forma justa e imparcial, garantindo a transparência e a lisura do certame.
Concurso Nacional: Detalhes sobre os Locais de Prova e Horários
Os portões dos 3.563 locais de prova do Concurso Nacional irão abrir e fechar, respectivamente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O início da aplicação está marcado para 9h, com duração de duas horas e 30 minutos. No turno vespertino, os candidatos poderão entrar nos locais entre 13h e 14h, com início das provas às 14h30. A prova terá duração de três horas e 30 minutos.
Os participantes que prestarão as provas em locais com fuso horário diferente do de Brasília, deverão seguir o horário oficial. Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões.
Plano Especial para o Concurso: Recomendações e Transporte Público
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda ao candidato chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada turno de provas. Por isso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do governo do Distrito Federal determinou reforço no transporte público coletivo.
As empresas deverão operar as linhas com programação de viagens de dias úteis, observando os horários das atividades do concurso, desde a chegada da equipe de coordenação aos locais de realização das provas até o término. Ao todo, mais de 195,7 mil inscritos vão fazer os exames do CPNU em várias regiões da capital federal.
Adaptações no Transporte Público para o Concurso Nacional
A Semob autorizou, ainda, o remanejamento de ônibus das linhas menos utilizadas, para atender às demandas pontuais dos serviços com maior procura, de forma a adequar a oferta de viagens às necessidades dos candidatos que farão os exames. Já as linhas do transporte coletivo que atendem as regiões onde não há locais de provas – como a Esplanada dos Ministérios, os setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan) e o Lago Sul, via Aeroporto – permanecem com os horários usualmente feitos aos domingos.
Preparativos em São Paulo para o Concurso Nacional
Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer neste domingo (18), que são as áreas exclusivas para bicicletas que funcionam aos domingos e feriados, das 7h às 16h, em avenidas específicas da cidade. A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos, deixando o tráfego livre para ônibus e veículos.
As equipes da CET irão monitorar os principais corredores da cidade para garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito, além de agilizar a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos. A cidade de São Paulo tem 86,9 mil inscritos no concurso.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo