ouça este conteúdo
Intenção de busca por crédito cai 10 pontos entre março e maio, afirmam dados. Consumidor busca empréstimo pessoal consignado para grandes contas.
Pelo menos seis em cada 10 clientes afirmam que planejam solicitar crédito adicional nos próximos dois meses. E a principal escolha para obter esse dinheiro extra além da renda habitual é o Cartão de Crédito. Em maio, o Cartão de Crédito foi mencionado por 55% dos entrevistados como a opção preferida para os recursos adicionais. Em março, 45% dos pesquisados apontaram o Cartão de Crédito como o meio favorito para obter renda adicional.
Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos consumidores considera o Cartão de Crédito como uma solução conveniente para lidar com despesas inesperadas. A flexibilidade e a praticidade oferecidas pelo Cartão de Crédito são fatores determinantes na escolha desse meio de pagamento. Portanto, a tendência de recorrer ao Cartão de Crédito para necessidades financeiras emergenciais parece estar em constante crescimento.
Consumidor e Cartão de Crédito
Os dados fazem parte do Mapa Serasa Crédito, que considera informações da plataforma Serasa Crédito e entrevista 4.787 consumidores durante o mês de maio. O empréstimo pessoal e consignado perderam espaço entre as modalidades mais desejadas por quem procura crédito. O empréstimo pessoal, que era o preferido em março, caiu para 47%, registrando uma queda de 10 pontos percentuais em 90 dias – abril já havia registrado queda de 6 pontos percentuais. O crédito consignado se manteve na terceira posição dos tipos de crédito procurados, mas com uma procura menor.
A preferência pelo Cartão de Crédito
Lucas Barleta, gerente do Serasa Crédito, explica em nota que o empréstimo atua como uma ferramenta para lidar com grandes contas de início de ano, mas passado esse período o cartão de crédito assume seu posto de preferido pelos consumidores brasileiros para as despesas consideradas cotidianas. Apesar de alta, a intenção de busca por crédito registrou uma queda de 10 pontos percentuais na comparação entre os meses de março e maio. No levantamento de maio, 55% dos entrevistados afirmaram que devem buscar crédito em breve – em março, por sua vez, esse percentual figurava na casa de 65%.
Uso consciente do Cartão de Crédito
O cartão de crédito é meio de pagamento que caiu no gosto do brasileiro por ofertar limites. Esse valor, na verdade, é a franquia que o emissor do cartão oferece para que a pessoa use o meio de pagamento até quitar a fatura. A expectativa é que essa fatura seja paga integralmente no vencimento porque, caso contrário, os juros serão punitivos. A taxa de juros do cartão de crédito rotativo variou de 423,4% ao ano em abril para 422,5% em maio, representando uma queda de 0,9 ponto percentual. O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão e inclui também saques feitos na função crédito do meio de pagamento.
Evitando dívidas com o Cartão de Crédito
Quando o detentor do cartão precisa de um financiamento por não conseguir pagar a fatura, o custo com os juros é de aproximadamente 15% ao mês. A taxa do parcelado do cartão variou de 182% para 184,8%. No entanto, os juros em patamares proibitivos não impendem que os usuários de cartão gastem além do que podem e adquiram dívidas que de tirar o sono: oito em cada 10 (82%) endividados manifestam algum tipo de sintoma na saúde física ou mental, como consequência da piora da qualidade de vida pelo atraso do pagamento das contas.
Dicas para o uso responsável do Cartão de Crédito
Por isso, se você se identifica com a parcela de entrevistados da pesquisa que dizem buscar crédito nos próximos dois meses e veem no cartão a alternativa para isso, algumas práticas são fundamentais: compare as taxas e pondere melhor sobre as possibilidades para tomar o crédito de forma mais consciente; identifique os gastos mensais prioritários para saber quanto do dinheiro será possível usar no mês para pagar o cartão de crédito; caso vá usar o cartão, tenha clareza de quanto foi desprendido com o cartão por mês. Considere coo alternativa concentrar todos os gastos em um só cartão; fique atento ao parcelamento de compras: a facilidade de parcelar várias pequenas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo