Evento marca terça-feira (29) com terceira e última etapa de Grupo de Trabalho de Educação do G20. Estande do Ministério da Educação apresenta metodologia de ensino, tecnologia educacional, políticas públicas, pesquisa científica e gastronomia social.
O Ministério da Educação (MEC) assume a coordenação do Ceará: Centro Global da Educação, que inicia nesta terça-feira, 29 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). A primeira atividade do evento, que ocorrerá até 2 de novembro, será a reunião técnica do Grupo de Trabalho de Educação do G20.
O evento visará promover a Educação na esfera global, destacando o compromisso do Brasil com a Educação como um direito humano fundamental. A Educação é primordial para o desenvolvimento de habilidades e competências, enfatizando a importância da instrução e da formação para a construção de um futuro mais sustentável, equitativo e próspero.
Esta terceira etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, sob a presidência brasileira, aborda temas críticos, incluindo a valorização dos educadores, o conteúdo digital e o engajamento escola-comunidade. Na sessão técnica realizada na terça-feira (29), o G20 revisou o terceiro desses tópicos, onde foram discutidas práticas inovadoras de escolas de todo o mundo, enfatizando o papel fundamental da Educação em criar um futuro mais sustentável.
Para as atividades do GT de Educação, estão esperados delegados de todos os membros do G20, incluindo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana, além de países convidados como Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura.
Ainda, participarão organismos multilaterais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros, enfatizando a importância da instrução em formação para o desenvolvimento sustentável.
Encontro de Chefes de Estado
No decorrer do dia, serão realizadas reuniões bilaterais entre o Ministério da Educação (MEC) e chefes de Estado de diversos países, fortalecendo a cooperação entre os países membros do G20 em políticas públicas de ensino e formação para o século XXI.
Ação de Gastronomia Social
As atividades do primeiro dia serão encerradas com um jantar de ministros da Educação do G20 na Escola de Gastronomia Social, um centro de formação em gastronomia e cultura alimentar que oferece cursos livres, profissionalizantes e pesquisa (Laboratório de Criação), destacando a interdisciplinaridade entre a gastronomia e a educação.
Programação do G20 no Ceará
As atividades do G20 no Centro Global de Educação continuarão nos dias 30 e 31 de outubro. Logo em seguida, ocorrerá a Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 31 de outubro a 2 de novembro.
Espaços de Exposição
O MEC ainda conta com dois estandes no Centro de Eventos do Ceará sobre o programa Pé-de-Meia e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os espaços apresentam as principais políticas e ações da Pasta, por meio de vídeos e materiais impressos, reforçando a importância da ensino e da formação em metodologia de ensino para o desenvolvimento.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo