Encontros em Brasília (DF) nos dias 10, 11 e 12 discutem Novo PNE 2024-2034, com foco em planejamento, sistemas, redes de apoio técnico e planos de proposta.
Em 2014, o governo brasileiro implementou o Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, um plano estratégico que visa melhorar e incrementar a educação pública no Brasil. O plano, que foi desenvolvido por especialistas e acadêmicos, busca atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança e avançar na qualidade da educação.
Entre os dias 10 e 12 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) realizará o 5° encontro para disseminar e discutir a proposta do Novo Plano Nacional de Educação. Dentre os objetivos desse encontro, estão a preparação dos profissionais da educação para o seu cumprimento e a formação de especialistas que possam ajudar na implementação do plano. Além disso, o encontro visa capacitar e instruir os profissionais da educação para atuarem como multiplicadores da proposta, promovendo a conscientização e a participação da sociedade civil, no processo de desenvolvimento do plano. O Novo Plano Nacional de Educação é um passo importante na direção de um sistema de ensino que atenda às necessidades de uma sociedade em constante evolução. A participação ativa dos profissionais da educação nesse processo é crucial para garantir a eficácia do plano e melhorar a qualificação dos serviços de instrução pública.
Fortalecendo a Educação no Centro-Oeste: Encontro em Brasília
O encontro organizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) em Brasília, em colaboração com a Rede de Apoio Técnico, busca consolidar a integração entre dados e informações sobre educação e a construção de propostas para Planos de Educação. Este evento reúne aproximadamente 80 pessoas em um esforço para promover a apropriação de dados e informações sobre a educação, fortalecendo assim a capacitação dos sistemas de ensino. A diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maria Selma, destaca a importância do planejamento realizado pelos estados para garantir ações que desenvolvam os planos estaduais de educação e os planos municipais de forma participativa, equitativa e democrática.
A expectativa é que os planos sejam construídos em harmonia com o plano nacional, refletindo as necessidades locais, e cumprindo as diretrizes da Constituição e da LDB, garantindo qualidade, acesso, equidade e gestão democrática nos processos educacionais. O diretor de Programas da Sase, Armando Simões, enfatiza que esse evento dá continuidade ao encontro nacional que foi realizado em 2024, com o objetivo de compartilhar o processo de elaboração do novo PNE e seu conteúdo. Foi fundamental apresentar o relatório de monitoramento do atual plano e promover oficinas para discutir o processo de planejamento dos novos planos estaduais, aproveitando essa janela de oportunidade para estabelecer uma discussão profunda e refletir quais são os principais desafios da educação em cada território.
A participação inclui representantes do MEC; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Fórum Nacional de Educação (FNE); das secretarias de educação dos estados da Região Centro-Oeste; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonced); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); e de fóruns estaduais e municipais de educação. A agenda inclui também encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025, visando uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio.
O Novo Plano Nacional de Educação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho PNE 2024-2034, analisando os problemas da educação nacional e elaborando um diagnóstico com diretrizes, objetivos, metas e estratégias. O documento se baseou na identificação dos principais problemas da educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias voltados à educação nacional no próximo decênio.
Fonte: © MEC GOV.br
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