Check-up do coração identifica riscos cardiovasculares com exames bioquímicos e de vasos sanguíneos para prevenir doenças cardíacas e cardiovasculares, incluindo entupimento de vasos.
É comum as pessoas negligenciar doenças cardíacas, especialmente quando elas não apresentam sintomas evidentes, e muitas vezes apenas em momentos críticos percebem a gravidade da situação. Uma abordagem mais proativa, com foco na saúde e no cuidado preventivo, pode prevenir ou mesmo retardar a ocorrência de doenças cardíacas. O coração é um órgão essencial, devendo ser cuidado a fim de evitar problemas como a cardiopatia e a cardiomiopatia.
Um dos principais problemas é a falta de conscientização sobre o impacto que hábitos prejudiciais, como o tabagismo e a alimentação desequilibrada, podem ter no coração. Isso, por sua vez, pode levar a complicações sérias, como a cardiologia e o cardiomiopatia, afetando negativamente a saúde geral das pessoas. Além disso, o estresse crônico também pode ser um fator contribuinte para o desenvolvimento de doenças cardíacas, tornando-se uma preocupação ainda maior para a saúde. É essencial cuidar do coração e de toda a saúde para evitar complicações que podem afetar negativamente a nossa qualidade de vida.
Prevenção é a melhor opção
Em geral, as pessoas vivem suas vidas com tranquilidade até que um dia se deparam com a realidade de uma doença cardíaca estabelecida. A partir desse momento, começam a usar grandes quantidades de medicamentos e ficam mais próximas de um procedimento invasivo que afeta diretamente o coração. Isso, quando não é um drama. Seria tão mais fácil, mais prudente e menos oneroso prevenir essas doenças, tanto para o indivíduo como para o sistema de saúde, público ou privado, que arca com gastos exorbitantes de enfermidades em fase avançada. Não há como escapar: precisamos investir em prevenção. E a prevenção das doenças cardiovasculares começa com algo básico e concreto: um check-up periódico.
Um check-up pode mudar tudo
A expressão check-up vem da língua inglesa e pode ser traduzida como investigação ou rastreamento. Seja qual for o entendimento, um check-up é feito por meio da seleção de exames bioquímicos e de imagem que permitam dimensionar qual a situação e qual o risco cardiológico. Quando pensamos em envelhecimento saudável, em praticar atividades físicas ou até eventualmente passar por uma cirurgia de qualquer porte, o conhecimento sobre nossa condição cardiológica é obrigatório e fundamental.
Exames para a saúde do coração
O que entra num bom check-up? O check-up deve ser individualizado de acordo com a história pregressa de doenças, faixa etária, hábitos e vícios, medicamentos em uso e objetivos pessoais e profissionais. No entanto, é possível estruturar um protocolo que inclua exames cardiológicos capazes de representar a saúde cardíaca global de um indivíduo. Esse tipo de protocolo é recomendado pelas principais sociedades de cardiologia do mundo.
Prevenção das doenças cardíacas
Assim, todas as pessoas que pretendem prevenir doenças cardíacas potencialmente letais, como o infarto do coração e o derrame cerebral, devem realizar alguns exames bioquímicos e de imagem periodicamente. Vale destacar, também, que a periodicidade é determinada pelo médico, levando em consideração aspectos genéticos, hábitos de vida e eventuais doenças cardíacas preexistentes. Os exames bioquímicos são basicamente dosagens realizadas no sangue.
Importância do colesterol, triglicerídeos e ácido úrico
Os exames bioquímicos incluem colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ácido úrico, glicemia de jejum, hemoglobina glicada e hormônios da tireoide. A elevação da fração LDL do colesterol, a redução da fração HDL e a elevação dos triglicerídeos são fatores que favorecem o entupimento de vasos sanguíneos em nosso corpo. Ácido úrico elevado ou hiperuricemia exerce um papel importante na elevação de nossa pressão arterial, podendo aumentar o risco para um derrame cerebral.
Importância da glicemia de jejum e dos hormônios da tireoide
O diabetes, caracterizado pelo aumento da glicemia de jejum e da hemoglobina glicada, causa inúmeras disfunções orgânicas, como entupimento das artérias do coração e insuficiência renal. Os hormônios da tireoide, por sua vez, participam diretamente do controle metabólico global. A deficiência destes hormônios causa arritmias cardíacas, elevação das taxas de colesterol LDL e alterações de nosso equilíbrio emocional.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo