ouça este conteúdo
O doce mais apreciado no Dia Mundial do Chocolate traz benefícios para a saúde cardiovascular e sensação de bem-estar.
O chocolate é uma das delícias mais amadas em todo o mundo. Não é à toa que neste domingo (7), celebramos o Dia Mundial do Chocolate. Essa data marca a introdução do chocolate na Europa pelos espanhóis no século 16, quando essa iguaria passou a ser chamada de ‘ouro negro’.
O cacau é o ingrediente principal desse alimento tão adorado. O sabor do doce chocolate é incomparável, conquistando paladares ao redor do mundo. O chocolate é mais do que um simples alimento, é uma verdadeira paixão global.
Benefícios do Chocolate para a Saúde
Mas, afinal, o Chocolate faz bem ou mal à saúde? Para a felicidade dos ‘chocólatras’, o doce, quando consumido com moderação, pode oferecer diversos benefícios à saúde e pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. Segundo a médica nutróloga Andrea Pereira, cofundadora do Instituto Obesidade Brasil, o Chocolate possui antioxidantes importantes, especialmente a versão amarga, com maior teor de cacau na composição.
Chocolate: Doce e Saudável
O Chocolate, especialmente o amargo, possui antioxidantes que podem trazer benefícios à saúde cardiovascular e ao humor. No entanto, seu consumo deve ser moderado, pois o excesso pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas metabólicos. Conheça 7 benefícios do Chocolate e veja como inseri-lo com equilíbrio na sua alimentação.
Benefícios do Chocolate para a Saúde Cardiovascular
1. Faz bem para a saúde do coração: O Chocolate amargo, com uma alta concentração de cacau, pode oferecer benefícios para a saúde cardiovascular graças aos minerais presentes em sua composição, como o magnésio, cobre e potássio, que atuam de forma cardioprotetora no corpo. Além disso, chocolates com maior concentração de cacau são ricos em flavonoides, componentes antioxidantes.
2. Promove maior sensação de bem-estar: De acordo com Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Chocolate pode proporcionar ‘prazeres sensoriais’ que podem trazer benefícios para o corpo e para a mente. Isso acontece porque o doce contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável por regular o humor, sono e apetite.
3. Ajuda a proteger o cérebro: Segundo Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o cacau presente nos chocolates amargos pode contribuir para melhorar a concentração, a memória e para prevenir doenças cerebrais. Um estudo publicado em 2021, realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, os flavonoides presentes no Chocolate são capazes de melhorar as habilidades cognitivas.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo