A FortyGuard, da Abu Dhabi, utiliza Inteligência Artificial para fornecer visão detalhada da dinâmica da temperatura urbana em regiões densamente povoadas com prédios altos, enfocando especialmente as vias-asfalto e materiais-concreto.
É _comum_ ouvir falar em Clima em muitas conversas, mas percebermos a importância de entender como ele está se tornando cada vez mais _instável_. A realidade é que as mudanças climáticas são uma das principais causas do aumento da temperatura, tornando os Climas cada vez mais quentes e extremos.
Diante disso, _é preciso_ estar atento aos Climas e às novas ondas de calor que podem surpreender a região. É _fato_ que a situação do Clima no Brasil é cada vez mais crítica, com temperaturas extremas e Climas cada vez mais quentes. Da _verdade_ que é possível observar os Climas mudando no mundo todo.
O Amor com o Clima:
Conheça a cidade mais quente da história da Terra, que se tornará em 2024. A ilha de calor é um fenômeno urbano que afeta as metrópoles. Desvende aqui como funciona e o que é feito para combatê-lo.
Clima e suas Consequências:
Se fizermos uma comparação histórica, a amplitude térmica em São Paulo foi maior, pois fazia mais frio aqui antes. Além disso, o cenário urbano também é influente. Materiais de concreto e asfalto absorvem e irradiam calor, enquanto veículos, unidades de ar-condicionado e prédios altos bloqueiam o fluxo de vento. Isso resulta em uma espécie de sauna natural. Leia mais sobre o que é uma onda de calor e por que ela ocorre.
Onda de Calor: Fenômeno Global:
Tudo é uma questão de tempo até que as mudanças climáticas sejam mais claras em todo o planeta. Grandes centros urbanos e cidades densamente povoadas são as que mais sofrem com as mudanças climáticas, seja no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos. Chicago, por exemplo, tem um histórico de mortes ligadas às ondas de calor. Nesse contexto, as autoridades tentam implementar medidas para resfriar as cidades. Uma delas foi instalar telhados verdes em pelo menos 500 edifícios.
Iniciativas Globais para Combater o Clima:
Também nos EUA, Los Angeles aplicou outra ideia. O governo local decidiu pintar as vias de algumas das suas autoestradas com um material que reflete o sol. As ondas de calor não se acumulam somente no Brasil, mas no mundo todo. Faltam dados científicos para entender melhor o problema. Eu poderia ficar listando várias boas ideias ao redor do mundo para tentar resfriar cidades quentes, mas o problema não é as iniciativas em si, ou a ausência delas, mas sim a falta de controle sobre quais locais precisam desse tipo de ação.
A Dificuldade em Identificar o Problema:
São Paulo, por exemplo, tem gigantescos 1523 km² de extensão. Não dá para plantar árvores no topo de cada prédio da metrópole. Nem cientistas nem governantes têm uma noção sobre quais são as regiões, as áreas e as ruas que mais necessitam desse tipo de intervenção. É justamente nessa lacuna que a empresa FortyGuard atua. A startup nasceu em Abu Dhabi, uma metrópole que sofre regularmente com as ondas de calor.
Desafios na Coleta de Dados:
A empresa FortyGuard trabalha coletando bilhões de dados de provedores terceirizados. A partir disso, eles usam uma Inteligência Artificial para produzir modelos que levam em conta variáveis que impactam a sensação térmica, como a elevação de uma cidade, vegetação e condições climáticas. Os reflexos das mudanças climáticas estão ficando cada vez mais claros em todo o planeta.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo