Startup de IA ajuda clínicas de saúde a comunicar com pacientes, investimento vai para pessoas e produtos, pré-seed rodada com venture capital, área da saúde é uma oportunidade no mercado, solução baseada em IA.
A Clinia, uma startup que utiliza inteligência artificial para gestão e automação da jornada do paciente junto a clínicas de saúde, anuncia a captação de R$ 2 milhões em uma rodada pré-seed com a ABSeed Ventures, um venture capital especializado em negócios de software como serviço (SaaS) para empresas.
A Clinia, que visa revolucionar a forma como as clínicas de saúde operam, vai utilizar os investimentos para fortalecer sua equipe de _pessoas_ e desenvolver seu produto, tornando-se uma referência no mercado. O investimento também irá permitir que a startup amplie sua presença no mercado e aumente sua competitividade. Com essa _aporte_ de recursos, a Clinia visa não somente fortalecer sua posição no mercado, mas também se tornar uma opção de referência para as _empresas_ de saúde que buscam inovar seus modelos de negócios.
A Revolução da Saúde: O Papel dos Startups na Transformação do Setor
Fundada em 2021 por dois empreendedores visionários, Leonardo Bork e Artur Rossi, a startup Clinia surgiu como uma resposta a uma dor pessoal de um dos fundadores, que havia vivenciado a luta de dois familiares próximos contra o câncer. Essa experiência dolorosa gerou uma oportunidade de mercado que os empreendedores aproveitaram para desenvolver uma solução inovadora que apoia a jornada de atendimento a pacientes.
A solução baseada em IA da Clinia foi originalmente pensada para clínicas oncológicas, mas rapidamente encontrou espaço em outros segmentos da área da saúde. Com a integração com os sistemas e bancos de dados das clínicas, a startups oferece uma ferramenta que opera em canais como WhatsApp e Instagram, automatizando o processo de comunicação e oferecendo suporte aos pacientes antes, durante e após o tratamento.
O sucesso do negócio, que já conta com mais de 300 clínicas entre os clientes, é resultado de um serviço que não apenas resolve a dor dos pacientes, mas também das próprias clínicas, que muitas vezes perdem oportunidades de gerar receita. A busca pelo capital aconteceu após o entendimento de que a empresa precisava de apoio para investir em estratégias de go-to-market, especialidade da ABSeed.
O Papel do Venture Capital na Transformação dos Startups
O investimento da ABSeed marca o primeiro investimento do Seed 3, fundo lançado pela casa de VC em maio deste ano. O fundo repete a tese de outros investimentos, com foco em empresas que operam como SaaS e concentração de investimentos em 10 a 15 negócios. O CEO da Clinia, Leonardo Bork, afirma que os recursos da rodada serão investidos, primordialmente, em pessoas – com foco em contratações para áreas de growth e vendas – e em produto.
A Projeção de Crescimento da Clinia
A empresa espera lançar uma solução de atendimento por telefonia, além de outros produtos baseados em IA pensados para o uso dos médicos, como um transcritor de consulta. No último ano, a receita da startup cresceu mais de quatro vezes, tendo apresentado um aumento médio de cerca de 15% a cada mês. Com o investimento, a expectativa da empresa é triplicar a receita anual recorrente e alcançar um faturamento recorrente anual (ARR) de R$ 10 milhões em 2025.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo