Foram divulgados os Cadernos de Inovação Curriculares Literário e Corporeidade e Humanidades e Cidadania. Materiais ficarão disponíveis no dia 7/2, integrando o eixo de Organização Curricular do programa.
Em um esforço para melhorar a qualidade da Educação nos estabelecimentos de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou os Cadernos de Inovação Curricular (CICs): ‘Clube de Letramento Literário e de Corporeidade’ e ‘Clube de Letramento de Humanidades e Cidadania’.
Com o objetivo de promover uma Educação mais inclusiva e de qualidade, esses cadernos apresentam conteúdos inovadores, que visam oferecer uma experiência mais significativa à Educação dos estudantes. No entanto, é importante notar que o número de estudantes que acessaram esses cadernos não foi informado.
Reforçando a Educação no Brasil
Os materiais divulgados recentemente fazem parte do eixo de Organização Curricular do Programa Escola das Adolescências, que visa reforçar a Educação no Brasil. Esses documentos, disponíveis a partir da próxima sexta-feira, 7 de fevereiro, juntam-se aos cadernos de ‘Matemática’ e de ‘Letramento Científico’, lançados há uma semana. Esses recursos estarão disponíveis para as redes de ensino e escolas, oferecendo uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de organização e comunicação.
Desenvolvendo a Educação a partir da Educação
O objetivo do CIC Literário e de Corporeidade é desenvolver habilidades de organização e comunicação para planejar, criar e organizar um clube de leitura literária por meio da colaboração entre pares, promovendo a formação de grupos e o protagonismo dos participantes. Já o CIC de Humanidades e Cidadania vai propor a análise de enredos biográficos como uma metodologia que evidencia o papel das ações individuais na construção dos processos históricos, destacando como as narrativas pessoais se conectam e configuram dinâmicas coletivas capazes de influenciar transformações históricas e culturais no tempo e no espaço.
Letramento e Educação: Uma Dupla Parceria
Os Clubes de Letramento são essenciais para o desenvolvimento do programa, pois articulam duas funções: a recomposição da aprendizagem e a inovação nos currículos. A coordenadora de Projetos da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, Ananda Carrias, ressaltou a importância desses clubes: ‘Essa última função foi um dos grandes pedidos dos estudantes no processo de escuta, realizado em 2024 com mais de 2 milhões de adolescentes.’ Com os Clubes de Letramento, conseguimos diversificar mais o currículo e promover momentos de inovação e novos aprendizados.
O Programa Escola das Adolescências: Uma Estratégia de Fortalecimento
O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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