CNE reúne especialistas para debater uso da IA no ensino e aprendizagem, formação de professores, uso de IA nas avaliações, uso para melhoria da aprendizagem, impactos na sala de aula.
Em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência, o Ministério da Educação (MEC) se prepara para abordar o impacto da inteligência artificial na educação. Com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades que a IA traz para a educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE) realizará o primeiro seminário sobre o assunto, reforçando a importância de se adaptar às mudanças tecnológicas.
Programado para acontecer na segunda-feira, 2 de dezembro, das 14h às 16h, no Plenário do CNE, o seminário é uma oportunidade para profissionais da área de educação e outros interessados se debruçarem sobre os impactos da inteligência artificial na educação. Além disso, o evento também pretende discutir as estratégias para garantir que as novas tecnologias sejam utilizadas de forma a maximizar seus benefícios e minimizar seus custos para a sociedade.
Inteligência Artificial: Um Novo Capítulo Para a Educação
O Conselho Pleno do CNE (Conselho Nacional de Educação) organiza um seminário de grande importância para discutir a aplicação da inteligência artificial (IA) em diferentes áreas da educação, com destaque para a formação de professores e o uso de IA em avaliações e para a melhoria da aprendizagem. Este evento busca fornecer subsídios para o futuro relatório da Comissão de Estudos sobre a Utilização de IA do CP/CNE, posteriormente transformado em uma resolução com recomendações e normas para as instituições de educação superior. A ideia é ouvir especialistas renomados sobre o tema e discutir os impactos na aprendizagem, limites éticos da aplicação dessas tecnologias e novas formas de avaliação.
A escolha do tema da formação de professores é crucial, pois esta é uma área onde a inteligência artificial pode ter um impacto significativo. A formação de professores envolve não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também a capacidade de abordar questões complexas com inteligência e criatividade. A inteligência artificial pode ser um aliado valioso nesse processo, fornecendo subsídios para o ensino e a aprendizagem. No entanto, é fundamental discutir como a IA pode ser usada de forma ética e responsável na formação de professores, evitando a automação de processos que exigem habilidades humanas.
O uso de IA em avaliações é outro tópico crucial para discussão. A inteligência artificial pode ajudar a avaliar a aprendizagem de forma mais objetiva e eficiente, mas é essencial garantir que essas avaliações sejam justas e não discriminatórias. Além disso, é importante discutir como a IA pode ser usada para a melhoria da aprendizagem, seja por meio de recursos personalizados ou por meio de análises de dados que ajudem os educadores a compreender melhor os seus alunos.
A organização do seminário contará com a participação de palestrantes de renome, incluindo Luiz Claudio Costa, reitor do Instituto da Educação Superior de Brasília (IESB); Ingo Sarlet, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Laura Mendes, professora adjunta do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB); e Enya Costa, pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas (CEP/FGV).
A Comissão de Estudos sobre a Utilização de IA do CP/CNE, presidida pela conselheira Mônica Sapucaia, também participará do evento, contribuindo com sua experiência e conhecimento sobre o tema. O seminário reúne cinco eixos temáticos cruciais: formação de professores; aplicação na gestão das instituições de ensino superior (IES); ética, privacidade e propriedade intelectual; impactos na aprendizagem; e novas formas de avaliação. Este é um momento único para discutir a inteligência artificial e suas aplicações na educação, e seu impacto na sociedade. É hora de explorar como a IA pode ser usada para melhorar a educação superior, tornando-a mais eficiente e inclusiva.
Fonte: © MEC GOV.br
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