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Lanche batata no menu executivo McDonald’s por quase R$ 100 em parada Connecticut viralizou e incomodou público.
Rápido questionamento: qual o valor de um combo do Big Mac – a junção de sanduíche, batata e refrigerante – nos Estados Unidos? Houve uma crescente crença de que seria US$ 18 – aproximadamente R$ 98, conforme a cotação desta terça-feira (25) – depois que a imagem do cardápio de uma parada em Connecticut viralizou no X em 2023. Isso ocorreu em um ponto de parada, mas esses preços do McDonald’s estão fora da realidade, não é mesmo?
Além disso, é interessante notar a variedade de opções de combos disponíveis em diferentes países. Enquanto nos Estados Unidos o valor pode surpreender, em outros lugares os preços e as combinações podem ser bem distintos. A diversidade de escolhas de combos ao redor do mundo certamente reflete as preferências e hábitos alimentares de cada região. A experiência de experimentar um combo em diversos lugares pode revelar diferenças surpreendentes e saborosas.
Combo Big Mac: A Verdade Revelada
Agora, quase doze meses após a publicação original, um executivo de alto escalão do McDonald’s deseja esclarecer a situação. Em uma carta aberta, Joe Erlinger, presidente da divisão dos EUA da rede de fast-food, afirmou que o valor de US$ 18 por um combo do Big Mac era uma ‘exceção’ e não a regra em todas as 13.700 unidades do país. O ponto crucial é que, apesar de poucas pessoas realmente desembolsarem algo próximo a US$ 18 por um combo do Big Mac, cujo preço médio é de fato de US$ 9,29 (R$ 50,64) nos Estados Unidos, conforme indicado em um folheto informativo divulgado pelo McDonald’s junto com a carta.
Menu de Valor e Combinações Acessíveis
O que importa é que a postagem causou desconforto em muitas pessoas que estão cansadas dos altos custos dos combos de fast-food nos dias de hoje. Erlinger está claramente atento a essas preocupações. Poucas semanas após a publicação da carta, a empresa lançou um menu com combos a US$ 5 (R$ 27,25). No entanto, não se engane, esse movimento não foi uma mera coincidência.
Desafios Pós-Pandemia e Estratégias de Preços
Orgulhosas de seus feitos no período pós-pandemia, as redes de fast-food se vangloriaram em suas chamadas de lucro sobre a facilidade com que puderam aumentar os preços dos combos sem causar grande desconforto aos consumidores. Embora os custos operacionais tenham aumentado devido à aceleração da inflação e à necessidade de atrair mais trabalhadores, as empresas não estão sofrendo com isso. À medida que elevam os preços, os lucros também aumentam, impulsionados pelo fato de os consumidores estarem dispostos a pagar mais, considerando os aumentos salariais e as economias acumuladas durante a pandemia.
Defesa Retroativa e Comunicação com os Consumidores
No entanto, agora empresas como o McDonald’s estão na defensiva, justificando os aumentos anteriores e tentando tranquilizar os clientes. Elas reconhecem a frustração dos consumidores, ao mesmo tempo em que se defendem das críticas nas redes sociais. ‘O preço médio de um Big Mac nos EUA era de US$ 4,39 (R$ 23,93) em 2019’, afirmou Erlinger em sua carta. Apesar dos desafios enfrentados devido à pandemia e aos aumentos nos custos de suprimentos, salários e pressões inflacionárias, o preço médio agora é de US$ 5,29 (R$ 28,83), representando um aumento de 21%, e não 100%.
Se esse for o caso, um aumento de 21% desde 2019 é menor do que o aumento geral de 23% nos preços de bens e serviços no mesmo período, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Além disso, os preços de diversos produtos e serviços dispararam, como é o caso do seguro automóvel, que aumentou mais de 40% para o consumidor médio nos EUA desde 2019, de acordo com dados do CPI. As pessoas estão insatisfeitas com esses aumentos, mas ainda não encontraram uma solução definitiva para o problema.
Fonte: © CNN Brasil
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