Teses de investimentos com foco em dividendos e crescimento através de ações de setores promissores, negócios consolidados e potencial de crescimento.
Com a economia brasileira demonstrando um crescimento mais acentuado do que o esperado, os analistas do BB Investimentos prevêem um desempenho melhor das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, especialmente considerando o impacto da economia.
Para o ano, esses especialistas esperam resultados mais sólidos e com lucro mais consistente, devido à melhoria no setor de serviços, que tem destacado o Brasil em meio à inflação.
Apesar do cenário econômico mais complexo, dados apontam para possibilidades de retornos atraentes
Mesmo com o cenário econômico se tornando cada vez mais complexo, com a inflação em alta e o mercado aguardando a divulgação do pacote de contingenciamento de gastos do governo, o banco continua acreditar que as avaliações de riscos e preços já incorporam esse contexto macro. Nesse cenário, em que as companhias lidam com juros nominais mais altos e têm menos espaço para revisões nas estimativas de lucro, ao menos dez ações podem render bons retornos para este mês via dividendos. Em relatórios do banco, os analistas veem a Copasa (CSMG3) como um ativo a ser priorizado, já que a companhia e o setor de saneamento em geral passaram por um bom momento desde a recuperação pós-pandemia. Com medidas de corte de custos, a empresa impulsionou o crescimento de receita e de geração de caixa, o que também impulsionou os retornos via dividendos, com um retorno de 8% em 2024, incluindo o último anúncio referente ao resultado do segundo trimestre.
Agora, vamos olhar para a Petrobras (PETR4), onde o BB Investimentos mantém a visão de boas perspectivas de crescimento da produção e os baixos custos de extração como gatilhos para que a companhia siga entregando uma boa geração de caixa e elevado retorno ao acionista, incluindo a possibilidade de dividendos extraordinários neste exercício de 2024. O próximo plano de negócios da companhia, previsto para ser divulgado no dia 21, deve manter as premissas que hoje norteiam a companhia. Embora não se espera grandes guinadas, com um pouco mais de apostas em renováveis como forma de diversificação de receitas e fortalecimento da atuação em transição energética, o banco mantém a recomendação de compra e preço-alvo de R$ 48,50 para 2025.
No setor de ações, o BB Investimentos destaca Vibra (VBBR3) como uma tese de investimento atraente. Com ações como o aumento nos investimentos e em produtos dedicados ao setor agro, a empresa deve contribuir para consolidar sua atuação e trazer novos volumes. A empresa conseguiu recuperar parcialmente sua fatia de mercado nos últimos meses e tem mantido as melhores margens de comercialização, o que reforça o otimismo dos analistas. A recomendação é de compra e preço-alvo de R$ 30.
Outra opção atraente para investimento está atrelada a Isa Cteep (TRPL4), cujo preço atual é oportuno para a compra. Com alta previsibilidade, baixo risco do negócio e proteção contra inflação por ter receita indexada ao IPCA, a ação oferece uma opção atraente para investimento.
A lista de sugestões para este mês fica completa com Vivo (VIVT3), Taesa (TAEE11), Tim (TIMS3), ABC Brasil (ABCB4), Bradespar (BRAP4) e Cemig (CMIG4), todas com potencial de retornos atraentes e dividendos significativos. O índice de referência (benchmark) usado para fins comparativos de rentabilidade das companhias é o Índice de Dividendos da B3 (IDIV).
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo