Equipe de futebol Arsenal tem estilo de jogo mais agressivo, com maior proporção de lances de bola parada e de jogadas de escanteio, o que resulta em poucos gols.
O Arsenal tem se tornado assunto no futebol europeu recentemente por um aspecto distintivo de seu estilo de jogo: a bola parada. Esse foco na bola parada é uma característica que diferencia o clube das outras equipes.
Com a ênfase na bola parada, o Arsenal tem conseguido apresentar uma variabilidade em seus jogos, passando por diferentes formas de ataque. Mais do que isso, essa abordagem tem permitido que os Gunners desenvolvam um jogo mais estratégico, com cada jogador tendo um papel definido em relação à bola parada.
Clássico de Estilo em Londres: Arsenal vs. Everton
Neste sábado (14), às 12h (de Brasília), o Arsenal, liderado pelo experiente Mikel Arteta, prepara-se para enfrentar o Everton, em um confronto que promete ser emocionante e cheio de lances de bola parada, o que tem se tornado um estilo de jogo cada vez mais eficaz para o time.
Com uma folga de 5 pontos, o Arsenal é o time que mais faz gols em jogadas de escanteio nas cinco grandes ligas desde o início da temporada 2023/24, com 22 tentos, enquanto o Bayer Leverkusen e o Borussia Monchengladbach dividem o segundo lugar com 17. Dentro da Premier League, a disparidade é ainda maior: os Gunners têm sete gols a mais do que o Manchester City, segundo colocado na classificação.
Além disso, o número de gols do Arsenal em outros tipos de bola parada (excluindo pênaltis), é alto, com 30, o que corresponde a 25,2% dos 119 marcados na liga no período. Curiosamente, o Everton, adversário do fim de semana, tem uma proporção similar, com 50%, enquanto o rebaixado Luton Town tem 30,8%.
A qualidade e eficiência do Arsenal em lances de bola parada fez com que parte da mídia inglesa comparasse o time ao Stoke City, que ficou famoso nos anos 2000 sob o comando de Tony Pulis, treinador que trabalhava muito bem esse estilo de jogo. Sob o comando de Pulis, foram 81 gols nesse formato de um total de 188, uma proporção de incríveis 43,1%, entre 2008 e 2013.
Dimitar Berbatov, ex-atacante de Manchester United e Tottenham, comparou os dois em transmissão da Amazon Prime Sports da Inglaterra. ‘O Arsenal é o novo Stoke City, dependendo de jogadas de bola parada para vencer,’ disse. Antigo adversário do Stoke e hoje comandando a seleção de Portugal, Roberto Martínez reforçou: ‘Todos nós sofremos com o Stoke. Acho que é um grande crédito lembrar de Tony Pulis.’
Pulis se sentiu honrado com as comparações. Em entrevista à BBC, o ex-treinador do Stoke brincou sobre seu ‘pioneirismo’ no tipo de lance. ‘Demorou um pouco para todo mundo entender, mas parece que a ficha caiu.’
Pulis, inclusive, exaltou a forma como os Gunners vem usando a bola parada como uma arma em seu estilo de jogo e a qualidade do time na execução dos lances. ‘Se analisarmos detalhadamente, acho que a qualidade dos escanteios que o Arsenal proporciona às pessoas para atacar é absolutamente fantástica,’ avaliou.
Agora, com o poder dos lances de bola parada, o Arsenal tem uma dura missão pela frente: encostar no líder Liverpool, seis pontos a sua frente na tabela e com um jogo a menos. Respira-se o ar da competição em Londres!
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo