Athletic Club disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro por seis anos e garantiu vaga na Série B do Brasileiro.
Menos de uma semana após o feito histórico do Athletic Club, que conquistou o acesso inédito à Série B do Campeonato Brasileiro, a emoção ainda não esfriou para os moradores de São João del Rei, que celebram a ascensão do time ao patamar nacional. O acesso ao campeonato de segundo escalão é um marco importante na trajetória do clube e um reconhecimento do esforço e dedicação dos atletas, técnicos e dirigentes.
A Série B representa um novo desafio para o Athletic Club, que precisa se adaptar a um nível de competição mais elevado e enfrentar times tradicionais do futebol brasileiro. A promoção à Série B também traz novas oportunidades para o clube, como a possibilidade de disputar partidas contra times de grande expressão e a chance de subir ainda mais na hierarquia do futebol nacional. Um novo capítulo está prestes a começar na história do Athletic Club.
Acesso ao Sucesso
A reportagem da ESPN visitou a histórica cidade de Minas Gerais para conhecer melhor o clube que teve uma ascensão meteórica no cenário nacional. ‘Gratidão pela oportunidade que estamos vivendo, algo que por muitos anos a gente sonhou. Um time que era amador e agora chegou na final da Série C. Um sentimento de gratidão’, afirmou a torcedora Camila Teixeira.
O Athletic Club foi fundado em 27 de junho de 1909 e teve suas atividades profissionais interrompidas em 1969. Depois de 49 anos de espera, o torcedor pôde ver o Esquadrão de Aço novamente em campo em uma competição profissional: a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (equivalente a Terceira Divisão). Na sua volta, o Athletic garantiu o acesso ao Módulo II do Mineiro com o vice-campeonato da Segunda Divisão.
Depois de não chegar à fase final em 2019, o Esquadrão de Aço subiu para a elite no ano seguinte. A primeira missão era se manter entre os melhores de Minas Gerais para depois alçar voos maiores. Mas o clube acelerou sua ascensão ao se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) em dezembro de 2021.
Foi justamente a partir daí que os caminhos de Roger Silva e Athletic se cruzaram. Recém-aposentado, o ex-atacante chamou a atenção da diretoria do Athletic após bom trabalho na Inter de Limeira e foi o escolhido para iniciar a temporada de 2022. Sob seu comando, o Athletic perdeu a semifinal do Mineiro para o Cruzeiro e foi campeão do Mineiro do Interior, garantindo as vagas inéditas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.
Após o Estadual, Roger Silva foi para a Inter de Limeira, mas retornou no início de 2023 para mais um grande trabalho. Pelo segundo ano seguido, o Athletic chegou na semifinal do Mineiro e foi campeão do Interior. Após o Estadual, Roger Silva deu lugar para Cícero Júnior, que levou o Esquadrão de Aço ao surpreendente acesso à Série C logo em sua primeira participação em Campeonatos Brasileiros.
Em 2024, o Athletic Club ficou de fora da semifinal do Mineiro e a diretoria trocou Rodrigo Santana por Roger Silva. Em sua terceira passagem no Esquadrão de Aço, o treinador chegou ao ápice com o acesso à Série B do Brasileiro conquistado no último final de semana, ao vencer o Londrina, por 2 a 1, em São João del Rei.
Um Novo Capítulo
‘Acho que esse é o grande momento da minha vida de treinador. É um momento especial, de retorno, de tudo aquilo que eu tenho plantado. Que, humildemente, fui aprender com outros treinadores. Fiz pré-temporada com Roger Machado, Mano Menezes, Eduardo Baptista, Jair Ventura… Foram meus mentores’, lembrou Roger Silva.
‘Eu costumo dizer que, apesar de muito querido no futebol, não tenho padrinhos. Tive convite para ser auxiliar de um treinador muito bom de Série A, no começo do ano, depois de dois bons trabalhos aqui. Mas não, eu quis fazer esse caminho. Eu quis subir, progredir, ter acesso ao sucesso. E agora, aqui estamos nós, com o acesso à Série B conquistado. É um momento incrível’, concluiu Roger Silva.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo