Modelo de carro elétrico sem volante nem pedais, com aprendizado de máquina, caixa-preta e câmeras, mais simples, deve começar produção em 2026.
A Tesla, empresa de veículos elétricos liderada por Elon Musk, apresentou recentemente o protótipo do Cybercab, um veículo autônomo projetado para transportar passageiros sem a necessidade de um motorista. Esse modelo inovador tem dois lugares e portas que se abrem para cima, proporcionando uma experiência única para os usuários.
O Cybercab é um exemplo de como a tecnologia pode revolucionar o transporte público. Com a capacidade de operar sem a intervenção humana, esse carro autônomo pode ser uma solução eficiente para o transporte de passageiros em áreas urbanas. Além disso, a Tesla está trabalhando para tornar o Cybercab uma realidade, com o objetivo de tornar o transporte mais seguro e sustentável. A inovação é o futuro do transporte.
O Futuro dos Transportes: O Cybercab
A produção do veículo autônomo Cybercab está prevista para começar em 2026, de acordo com o anúncio feito por Elon Musk no evento de lançamento em Los Angeles, nos Estados Unidos. Musk chegou ao palco a bordo de um dos robotáxis, destacando a inovação e a tecnologia por trás do veículo. Ele também anunciou que os veículos estarão disponíveis para compra por menos de 30 mil dólares, o que equivale a aproximadamente R$ 170 mil.
‘A grande maioria do tempo, os carros estão apenas parados’, disse Musk no palco. ‘Mas se forem autônomos, podem ser usados cinco vezes mais, talvez dez vezes mais.’ Essa afirmação destaca a eficiência e o potencial de uso dos veículos autônomos, como o Cybercab.
O Cybercab é o primeiro lançamento da Tesla desde o Cybertruck, apresentado como um carro quase indestrutível em 2019. Naquele ano, Musk também prometeu revelar um robotáxi, mas o lançamento foi adiado mais de uma vez. A tentativa anterior estava prevista para agosto, mas foi adiada devido a uma mudança de última hora no visual do carro.
Tecnologia Avançada
A direção autônoma do Cybercab é baseada na técnica de ‘aprendizado de máquina e ponta-a-ponta’, em que o sistema é treinado para tomar decisões com base em dados brutos. Depois de receber as informações, o sistema não tem interferência humana, o que faz ele ser apontado como uma ‘caixa-preta’ que dificulta a responsabilização em caso de erros. Esse método torna ‘quase impossível ver o que deu errado quando ele se comporta mal e causa um acidente’, disse um engenheiro da Tesla ouvido pela Reuters na condição de anonimato.
O Cybercab não possui volante nem pedais, e sua direção é controlada por um sistema de câmeras que usam inteligência artificial para analisar o que está ao redor. Essa tática tem o objetivo de tornar os carros mais baratos, mas pode dificultar a autorização de reguladores.
Concorrência no Mercado
O Cybercab deverá concorrer com os carros autônomos de empresas como Waymo (da Alphabet, controladora do Google), Cruise (da General Motors) e Uber. As adversárias costumam ter mais sensores redundantes, que funcionam como camadas extras de proteção para garantir segurança e a aprovação de reguladores para seus veículos. Já a Tesla quer carros com câmeras mais simples que usam inteligência artificial para analisar o que está ao redor. Essa abordagem pode ser mais eficiente e econômica, mas também pode ser mais desafiadora para obter a aprovação de reguladores.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo