Aumento da demanda por chips para IA e dispositivos móveis pode gerar crise global na cadeia de suprimentos de tecnologia, afetando produção de dispositivos habilitados.
De acordo com um relatório da Bain & Company, a crescente demanda por semicondutores para aplicações de inteligência artificial, smartphones e laptops pode levar a uma nova escassez global de componentes eletrônicos. Isso pode afetar a produção de dispositivos eletrônicos em todo o mundo.
A escassez de semicondutores pode ter um impacto significativo na indústria de tecnologia, afetando a produção de chips e GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) utilizados em dispositivos como computadores e smartphones. Além disso, a falta de circuitos integrados pode atrasar a produção de dispositivos eletrônicos, o que pode afetar a economia global. A tecnologia depende cada vez mais de semicondutores e a escassez desses componentes pode ter consequências graves para a indústria.
Escassez de Semicondutores: Um Desafio Recorrente
A última grande escassez de semicondutores ocorreu durante a pandemia de Covid-19, quando a cadeia de suprimentos foi interrompida e a demanda por eletrônicos aumentou, já que as pessoas precisavam trabalhar de casa. Nesse período, as empresas de tecnologia adquiriram muitas GPUs, especialmente da Nvidia, essenciais para treinar modelos de IA usados em aplicativos como o ChatGPT. Além disso, empresas como a Qualcomm estão criando chips para dispositivos que permitem o uso de IA localmente, sem depender da nuvem, como os novos produtos da Samsung e Microsoft.
A Demanda por Chips com IA Aumenta
A Bain & Company alerta que a crescente demanda por GPUs e eletrônicos habilitados para IA pode gerar a falta dos chips novamente. Segundo Anne Hoecker, da Bain, a combinação do aumento na procura por GPUs e novos dispositivos pode sobrecarregar a cadeia de suprimentos de semicondutores. No entanto, a expectativa de demanda para esses dispositivos ainda é incerta, já que os consumidores têm sido cautelosos até agora. A Bain destacou que a cadeia de suprimentos de semicondutores é complexa e um aumento de 20% na demanda pode causar desequilíbrios significativos.
Desafios na Produção de Semicondutores
A produção de semicondutores envolve várias empresas; por exemplo, a Nvidia projeta suas GPUs, mas elas são fabricadas pela TSMC em Taiwan, que depende de ferramentas de outros países. Além disso, apenas a TSMC e a Samsung conseguem produzir os chips mais avançados em larga escala. A geopolítica também pode influenciar a escassez, já que governos veem os semicondutores como tecnologia estratégica. Os EUA, por exemplo, têm restringido o acesso da China a chips avançados e tentam aumentar sua própria produção interna.
Riscos para o Fornecimento de Semicondutores
Tensões geopolíticas, restrições comerciais e atrasos na construção de fábricas podem criar ainda mais riscos para o fornecimento de semicondutores, conforme ressaltado pela Bain & Company. A produção de chips de IA em larga escala ainda é desafio para algumas empresas, e a escassez de semicondutores pode afetar a indústria de tecnologia como um todo. É fundamental que as empresas e governos trabalhem juntos para garantir a estabilidade da cadeia de suprimentos de semicondutores e evitar futuras escassezes.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo