Sugestões à Ifab para tornar o jogo mais atrativo e alinhado com a modernidade: revisão de vídeo em interrupção do cronômetro.
sugestões O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano), Gabriele Gravina, trouxe à International Board (IFAB), o órgão que regula o futebol globalmente, propostas visando, nas palavras de Gravina, ‘promover mudanças significativas e inovadoras no esporte’.
Propostas de Mudanças na Utilização do VAR
Entre as inovações apresentadas à Ifab, destacam-se duas propostas de mudanças significativas: a utilização do VAR como um desafio, com limites estabelecidos para cada equipe solicitar a revisão, e a interrupção do tempo a cada parada no jogo. A FIGC está aguardando a aprovação da IFAB para implementar testes em competições amadoras ou de divisões inferiores no país.
Novidades no Mundial Sub-20 Feminino
O Mundial Sub-20 Feminino contará com o VAR como desafio e um novo nome. O objetivo é proporcionar um jogo mais transparente e um espetáculo ainda mais envolvente, especialmente para os jovens. O presidente Gravina expressou otimismo em relação às mudanças propostas, ressaltando a importância de tentar implementá-las.
Responsabilidade na Revisão do VAR
Uma das alterações sugeridas pelos italianos é transferir a responsabilidade pelo pedido de revisão do VAR para os treinadores ou capitães das equipes. Essa mudança visa tornar mais eficiente, precisa e transparente a análise de lances controversos por meio do vídeo.
Adaptação da Regra dos Seis Segundos
Além disso, os italianos propuseram uma adaptação na ‘regra dos seis segundos’, que limita o tempo que os goleiros podem segurar a bola. Segundo a sugestão, a infração resultaria em um lateral para a equipe adversária, cobrado em um dos lados do campo, na altura da marca do pênalti. Esta alteração visa promover um jogo mais dinâmico e equilibrado.
Padronização da Duração Real dos Jogos
O presidente Gravina também abordou a ideia de ter o cronômetro parado durante as interrupções, a fim de garantir que todos os jogos tenham a mesma duração ‘real’. Essa transformação busca atender à crescente demanda por partidas mais objetivas e com tempos de jogo mais precisos.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo